Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia acusa Rússia de querer iniciar "Terceira Guerra Mundial"

Ontem, veículos blindados do exército ucraniano atacaram o reduto rebelde de Slaviansk

Internacional|

Militares ucranianos tentam retomar o controle das zonas que estão dominadas pelos ativistas pró-Rússia
Militares ucranianos tentam retomar o controle das zonas que estão dominadas pelos ativistas pró-Rússia Militares ucranianos tentam retomar o controle das zonas que estão dominadas pelos ativistas pró-Rússia

O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, acusou nesta sexta-feira (25) a Rússia de querer iniciar "uma terceira guerra mundial" ao apoiar a insurreição separatista no leste da Ucrânia e pediu à comunidade internacional união contra a agressão russa.

"As tentativas de agressão do exército russo no território da Ucrânia provocarão um conflito no território da Europa. O mundo não esqueceu a Segunda Guerra Mundial e a Rússia quer iniciar uma terceira guerra mundial", declarou no Conselho de Ministros.

"O apoio da Rússia aos terroristas na Ucrânia constitui um crime internacional. Pedimos à comunidade internacional que se una contra a agressão russa", completou Yatseniuk.

Moscou exibe poder militar na fronteira com a Ucrânia em resposta a operação contra grupos pró-Rússia

Publicidade

Putin diz que internet é 'projeto da CIA'

Em um clima de escalada retórica, a Ucrânia mantém a determinação de prosseguir com a ofensiva militar militar contra os separatistas pró-Rússia do leste, ativamente apoiados, segundo Kiev, por Moscou.

Publicidade

Nesta sexta-feira, a agência de classificação financeira Standard & Poor's rebaixou a nota da dívida da Rússia de "BBB" para "BBB-" e manteve a perspectiva "negativa", em consequência da crise entre Rússia e Ucrânia.

"A operação antiterrorista continua" afirmou o ministro ucraniano do Interior, Arsen Avakov.

Publicidade

O governo interino de Kiev, pró-Ocidente, chama de "terroristas" os insurgentes pró-Rússia que ocupam prédios públicos em várias cidades de regiões de maioria russa, como Donetsk e Lugansk, geralmente armados.

O exército ucraniano tentará bloquear os insurgentes pró-Rússia dentro de seu reduto de Slaviansk, afirmou o chefe do gabinete presidencial, Serguei Pashinski.

"As unidades ucranianas acabam de lançar uma segunda fase (da operação), que consiste em bloquear Slaviansk e impedir a chegada de reforços", declarou Pashinski, citado pela agência Interfax.

Um helicóptero do exército ucraniano foi atingido nesta sexta-feira por um disparo de lança-foguetes quando pousava em Kramatorsk e o piloto ficou ferido, anunciaram as autoridades do país.

Na quinta-feira (24), veículos blindados do exército ucraniano atacaram o reduto rebelde de Slaviansk, antes de uma retirada. Kiev afirma que cinco separatistas morreram na operação.

Diante da ofensiva ucraniana, a Rússia ameaçou com uma intervenção militar para defender seus interesses e os da população de origem russa na região. Moscou também iniciou manobras militares, ao longo da fronteira ucraniana.

Putin adverte Kiev que operações no sudeste da Ucrânia terão consequências

Ucrânia ataca separatistas em Slaviansk; Putin denuncia "crime"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.