Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Venezuela expulsa norte-americanos por conspiração

O Pentágono confirmou nesta terça-feira (5) que um dos militares já viajou para os EUA

Internacional|

A Venezuela expulsou dois adidos aeronáuticos da embaixada dos Estados Unidos, Deblin Costal e David Delmonico, por fazer contatos não autorizados com oficiais das Forças Armadas venezuelanas, informou nesta terça-feira (5) o chanceler Elías Jaua à imprensa.

Militares venezuelanos "foram contatados via telefone e de maneira pessoal por parte deste funcionário, adido aéreo dos Estados Unidos, David Delmonico, e igualmente por outro funcionário", Deblin Costal, afirmou Jaua.

"(...) O senhor Deblin Costal (...) foi declarado persona non grata junto com David Delmonico e (ambos) têm 24 horas para deixar o território soberano da Venezuela", acrescentou Jaua.

Vice da Venezuela afirma que câncer de Chávez foi um ataque dos inimigos

Publicidade

Chávez passa por seu pior momento desde que foi operado, diz Maduro

O Pentágono confirmou nesta terça que um dos militares americanos expulsos da Venezuela já viajou para os Estados Unidos.

Publicidade

"Temos conhecimento das acusações feitas pelo vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro na televisão oficial de Caracas, e podemos confirmar que nosso adido aeronáutico, coronel David Delmonico, está a caminho dos Estados Unidos", afirmou o porta-voz, tenente-coronel Todd Breasseale, em um comunicado.

O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que as organizações de inteligência militar coletaram testemunhos de oficiais que foram contatados por telefone e pessoalmente por Costal e Delmonico.

Publicidade

Segundo ele, Delmonico fez contato com oficiais das Forças Armadas venezuelanas "para lhes propor projetos desestabilizadores" contra o governo.

Um funcionário da embaixada americana em Caracas contatado pela AFP disse não ter conhecimento de um funcionário com o nome Deblin Costal, mas sim do primeiro, cuja expulsão foi anunciada minutos antes por Maduro.

A embaixada destacou que reagirá nas próximas horas a estes anúncios.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.