Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Certos tipos de HPV podem prevenir o câncer de colo de útero, revela estudo

Pesquisadores descobriram vírus em mulheres com Aids que não desenvolveram doença

Saúde|Do R7

Como a principal forma de contágio do HPV é via sexual
Como a principal forma de contágio do HPV é via sexual Como a principal forma de contágio do HPV é via sexual (Jacob Wackerhausen/Getty Images/iStockphoto)

Alguns tipos de vírus HPV (papilomavírus humano) podem ajudar a prevenir o câncer de colo de útero, de acordo com um estudo da Universidade de Manchester divulgado nesta quarta-feira (10). Há mais de 100 tipos de HPV, porém apenas um grupo de 14 tipos é considerado de “alto risco” para o desenvolvimento deste tipo de câncer.

Para chegar a esta conclusão, os médicos analisaram amostras diferentes tipos de HPV encontrados no colo do útero de uma mulher saudável e nos colos de útero de mulheres com câncer. O estudo foi feito com o público feminino no Quênia (país africano). Eles encontraram grande quantidade de um de um tipo de HPV (o tipo 53) em uma amostra de colo de útero de uma mulher soropositiva, porém quase não encontraram esse tipo em uma mulher que não tinha Aids. Essa subespécie também não foi encontrada em amostra de colo de útero com câncer tanto em pacientes sopositivas, tanto nas que não tinham o HIV.

De acordo com o professor titular de Oncologia Viral da Universidade de Manchester, Ian Hampson, o HIV aumenta o número de diferentes tipos de HPV.

Maioria das mulheres será infectada pelo HPV

Publicidade

— Se apenas tipos de alto risco estão presentes no colo do útero da pessoa com Aids, sem dúvida, eles vão acelerar a progressão para o câncer que. Mas se outros tipos (por exemplo, tipo 53) também estão presentes, eles podem realmente competir com os tipos de alto risco para inibir o desenvolvimento de um câncer.

Para o pesquisador, esse estudo explica o porquê do aumento no número de infecções por HPV em mulheres soropositivas africanas não corresponder ao aumento do número de casos de câncer de colo do útero.

Publicidade

De acordo com Hampson, o estudo ainda precisa avançar mais, eles precisam descobrir como um tipo de HPV pode suprimir a capacidade de outro tipo causar o câncer.

Leia mais notícias de Saúde

Publicidade

Médicos discutem a importância da vacina contra o HPV

— Se se puder ser provado que o HPV tipo 53 pode inibir as propriedades causadoras de câncer de outros tipos de alto risco de HPV, este poderia formar a base de uma terapia simples biológica para prevenir esta doença. Isto poderia ser extremamente útil em países de baixos recursos que não podem pagar caro vacinas de HPV.

Por ano, 270 mil mulheres morrem por câncer de colo do útero em todo o ano. Segundo a pesquisa, 85% acontecem em países com baixos recursos. No Quênia é o tumor maligno mais comum entre as pessoas. Eles correspondem 18% e 23% dos casos da doença no país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.