Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Alckmin deve visitar nesta quarta-feira áreas afetadas pela seca no Norte

O vice-presidente vai definir detalhes das medidas que serão tomadas durante a viagem da comitiva à região

Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília

Alckmin vai ao Norte do país nesta quarta-feira
Alckmin vai ao Norte do país nesta quarta-feira

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), deve visitar as áreas afetadas pela seca no Norte do país nesta quarta-feira (4). Os detalhes estão sendo discutidos durante uma reunião, realizada na tarde desta terça-feira (3), com a participação de outras pastas do governo federal.

Participam da reunião os ministros José Múcio (Defesa), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas). O encontro também conta com a presença de secretários e demais autoridades do governo federal.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Enquanto o Sul enfrenta enchentes, estados do Norte sofrem com a estiagem. No Amazonas, Manaus decretou, no último dia 28, situação de emergência em razão da seca do rio Negro, que está em 16,11 metros, o nível mais baixo para o período. Já são 17 municípios amazonenses em alerta por causa da estiagem.

A seca intensa e prolongada tem relação com o El Niño. Durante esse fenômeno climático, chove com intensidade e frequência no meio do oceano Pacífico. Com as chuvas, o ar quente e seco continua a circular, porém desce no norte da América do Sul, o que dificulta a formação de nuvens carregadas e de chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A comitiva presidencial está prevista para esta quarta-feira. Durante a reunião desta terça, os membros do governo escolhem quais áreas vão visitar e articulam quais políticas públicas vão ser anunciadas para as populações locais. Segundo interlocutores do Planalto, o Amazonas vai ser um dos estados visitados. Outros ministros, como Góes e Marina, vão compor a comitiva ao lado de Alckmin. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.