Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Alcolumbre avalia acionar Conselho de Ética contra Gustavo Gayer por fala sobre Gleisi

Após Lula falar que indicou ministra ao posto por ser ‘bonita’, deputado disse que presidente a ofereceu como ‘objeto sexual’

Brasília|Rute Moraes e Lis Cappi, do R7, em Brasília

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) poderá ser alvo de um processo no Conselho de Ética Mário Agra/Câmara dos Deputados - 29/10/2024

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse nesta quinta-feira (13) que avalia “fortemente”, em conjunto aos advogados da Casa, representar o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) no Conselho de Ética, após declarações ofendendo a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

“Estamos com os advogados analisando a representação sobre a fala do deputado federal (Gustavo Gayer), em relação a um episódio que envolve um deputado federal, um senador da República e uma ministra de Estado”, declarou Alcolumbre a jornalistas.

LEIA MAIS

O presidente do Senado avaliou a ação como “muito importante”. Ao ser questionado se tal atitude implicaria com a imunidade parlamentar, Alcolumbre disse que “o que está dificultando no Brasil é as pessoas agredirem as outras sem medirem o que estão falando”.

Entenda

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizer, na quarta-feira (12), que indicou Gleisi ao posto de ministra por ela ser “mulher bonita” — fala considerada machista —, Gayer usou o plenário da Câmara para dizer que ela foi oferecida como “objeto sexual” ao Parlamento.


“O Lula, presidente da República, que praticamente a ofereceu como objeto sexual para poder fazer negociação com o Congresso”, disse. Depois, ele usou as redes sociais para chamar a ministra de “GP”, em referência ao termo garota de programa. Na ocasião, ele questionou o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), companheiro de Gleisi.

“E aí, Lindbergh Farias, vai mesmo aceitar o seu chefe oferecer sua esposa para o Hugo Motta e Alcolumbre como um cafetão oferece uma GP?? Sua esposa sendo humilhada pelo seu chefe e vc vai ficar calado?”, interpelou.


“Me veio a imagem da Gleisi, Lindbergh e Davi Alcolumbre fazendo um trisal. Que pesadelo”, continuou o deputado nas redes. Depois, ele apagou a publicação em questão.

Gayer ainda disse que o presidente Lula “ofereceu” Gleisi como um “cafetão” oferece uma “funcionária em uma negociação entre gangues”.


Ontem, Lula chamou Gleisi de “mulher bonita” ao falar que escolheu ela para melhorar a relação com o Congresso. “Acho muito importante trazer aqui o presidente da Câmara [Hugo Motta (Republicanos-PB)] e do Senado [Alcolumbre], porque uma coisa que eu quero mudar, estabelecer a relação com vocês, por isso eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra das Relações Institucionais, é que eu não quero mais ter distância de vocês”, disse.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.