Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ator brasiliense morre após tomar chá de ayahuasca em cerimônia 

Jovem estaria em confusão mental depois que ingeriu a bebida e foram aplicadas três doses de rapé para tentar acalmar ele 

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Micael Amorim de Macedo tinha 26 anos e morreu na madrugada de 24 de julho
Micael Amorim de Macedo tinha 26 anos e morreu na madrugada de 24 de julho Micael Amorim de Macedo tinha 26 anos e morreu na madrugada de 24 de julho

Um jovem de 26 anos morreu durante uma cerimônia espiritualista após tomar o chá de ayahuasca, popularmente conhecido como chá de Santo Daime, em uma chácara em São Sebastião, no Distrito Federal. Micael Amorim de Macedo era ator e dançarino e havia tomado 80 ml da bebida. Segundo relatos de um dos organizadores do local, o ator teria entrado em confusão mental. Para tentar acalmar o jovem, foram aplicadas três doses de rapé nas vias nasais dele. 

A namorada, que preferiu não se identificar, conta que Micael havia sido convidado para a cerimônia chamada Sagrado Masculino, que ocorreu em 23 de julho. O grupo conduzia o ritual há cerca de três anos. Em um áudio divulgado nas redes sociais, um homem diz que, após ingerir os últimos 20 ml do chá, Micael "consequentemente entrou em confusão mental e disse que ia se matar".

Na mensagem, o homem explica que na tentativa de acalmar a vítima, os participantes aplicaram rapé três vezes e após a última aplicação a vítima não conseguiu mais respirar. 

Leia também: Homem que atirou em funcionário de churrascaria é ex-militar

Publicidade

"Não existe restrição para o uso de Ayahuasca nas aldeias indígenas, pois é uma bebida sagrada utilizada durante milênios pelos povos originários da Amazônia, mas no contexto Urbano o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas estabelece algumas normas para o uso religioso, e as organizações [que aplicam o chá] devem ser formalizadas para passar a ideia de confiança e responsabilidade. Não é recomendado também o uso do chá com outras substâncias", explica a namorada de Micael, sobre a utilização do rapé.

Leia mais: Delegado morto em ação contra madeireiros é enterrado em Brasília

Publicidade

O caso está em apuração pela 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) desde 24 de julho. De acordo com a corporação, duas pessoas compareceram à delegacia para informar que um homem havia falecido durante um ritual espiritualista, chamado Sagrado Masculino, de origem universalista. Na ocorrência consta que "Os participantes utilizaram o composto para o ritual, mas a vítima começou a ficar muito agitada, passando muito mal e decidiram chamar socorro". A morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. A utilização do rapé não foi mencionada na ocorrência.

O Corpo de Bombeiros do DF informa que o chamado foi atendido às 2h12, com o apoio do Samu. Não consta no histórico da ocorrência a tentativa de reanimação ou a causa da morte, encontrando apenas o homem sem os sinais vitais.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.