Brasília Brasil X Croácia: veja o que abre e o que fecha no DF nesta sexta-feira

Brasil X Croácia: veja o que abre e o que fecha no DF nesta sexta-feira

Governo do DF decretou ponto facultativo; Brasil joga contra Croácia pelas quartas de final na Copa do Mundo 

  • Brasília | Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Jogadores da seleção brasileira comemoram gol de Vinícius Jr. contra a Coreia do Sul

Jogadores da seleção brasileira comemoram gol de Vinícius Jr. contra a Coreia do Sul

REUTERS/Annegret Hilse

O Governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (9), dia do jogo do Brasil contra a Croácia, pelas quartas de final na Copa do Mundo do Catar. O jogo acontece às 12h e parte dos estabelecimentos e órgãos públicos no DF tiveram mudanças no horário de funcionamento. Veja o que abre e o que fecha durante o jogo:

Transporte Público

O Metrô-DF funcionará normalmente das 5h30 às 23h30. Segundo a administração, 22 trens estarão em circulação durante o horário de pico, das 8h45 às 11h30. A Secretaria de Transporte e Mobilidade comunicou que os ônibus circularão normalmente, com tabela de dia útil e reforço de viagens a partir das 10h30.

Zoológico, Jardim Botânico e Planetário

A visitação no Zoológico de Brasília acontece normalmente, entre 8h30 e 17h. A bilheteria será fechada às 16h, e não há limite no número de visitantes. O Jardim Botânico e o Planetário estarão fechados.

Torre de TV

A visitação ao mirante da Torre de TV será das 9h às 18h45, sem interrupção durante o horário do jogo do Brasil.

Parques

Os parques do Distrito Federal funcionarão normalmente nesta sexta, segundo o Brasília Ambiental. Os horários são variados e podem ser conferidos clicando aqui.

BRB e outros bancos

A Febraban informou que todas as agências e correspondentes bancários funcionam das 9h às 11h. Após o jogo, as unidades continuam o funcionamento das 15h30 às 16h30.

Forças de Segurança

As forças policiais funcionarão normalmente durante o horário do jogo, sem redução de efetivo ou de atividades. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). A Polícia Civil e a Polícia Militar, incluindo o departamento de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente (DCA) mantêm o funcionamento 24h. A PCDF e a PMDF podem ser acionadas pelo telefone 190 e 197.

A Defesa Civil terá uma equipe de técnicos plantonistas nesta sexta-feira, e o Corpo de Bombeiros do DF terá o horário de funcionamento invertido em relação ao horário do jogo. O serviço de emergência não terá interrupções. Os órgãos podem ser acionados pelo telefone 199 e 193.

Na Hora, Procon e Conselho Tutelar

As unidades do Na Hora e Procon não funcionarão nesta sexta-feira. A informação é da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Já no Conselho Tutelar, apesar de não haver expediente, as demandas urgentes poderão ser acionadas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h. Os núcleos do Programa Pró-Vítima também atenderão com uma equipe de plantão.

Assistência Social

Os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e de Convivência não funcionarão. Já os restaurantes comunitários no DF estarão abertos no dia do jogo das 9h30 às 11h30, apenas para o fornecimento de marmita, não sendo distribuídas refeições no local. O Centro Pop abrirá para oferta de alimentos e a Unidade de Proteção Social (UPS), para acolhimento.

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário Público do DF (Hvep), funcionará normalmente durante esta sexta-feira. A triagem ocorre das 7h30 às 15h, sendo distribuídas 100 senhas para atendimento de cães e gatos. A unidade móvel do Hvep não terá atendimentos.

Detran

O Departamento de Trânsito não abrirá para atendimento ao público nesta sexta-feira. As equipes de policiamento e fiscalização, entretanto, funcionarão de forma intensiva no dia do jogo. Os serviços on-line, disponíveis no aplicativo do Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran, funcionarão normalmente.

Cultura

Os equipamentos administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa não funcionarão nesta sexta-feira.

Leia também: Ibaneis sinaliza apoio a Wellington Luiz à presidência da Câmara Legislativa do DF

Trânsito

O Departamento de Estradas e Rodagem do DF informou que as operações para fluidez nas rodovias acontecem normalmente, independente do ponto facultativo. Na DF-001, conhecida como Estrada Parque Contorno, o trecho comprometido entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul inverte o fluxo dos veículos no horário de pico, pela manhã das 6h às 9h. No sentido inverso, a operação ocorre entre 17h e 19h45.

Na BR-070, pela manhã a inversão é no sentido da pista norte, que normalmente segue em direção a Ceilândia. A pista fica com sentido único ao Plano Piloto entre 6h e 9h. Durante a tarde, a operação começa no viaduto do entroncamento com a Estrutural, e a inversão de sentido ocorre na pista sul, com fluxo somente no sentido Águas Lindas de Goiás, das 17h às 19h45.

Na Estrutural (Estrada Parque Ceilândia), a pista norte será invertida pela manhã no sentido Plano Piloto, das 6h às 9h. A partir das 17h30, a pista sul troca de direção para Taguatinga. O fluxo permanece até às 19h45.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas