Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Casa do Maranhão realiza evento para estimular cultura do estado em Brasília

Apresentação de grupos e bandas maranhenses agitaram o evento na noite desta quarta-feira; políticos também marcaram presença

Brasília|Laísa Lopes, do R7, em Brasília

Grupo Boi de Nina Rodrigues marcou presença
Grupo Boi de Nina Rodrigues marcou presença

A Casa do Maranhão em Brasília realizou na noite desta quarta-feira (18) uma festa junina fora de época para estimular a cultura do estado na capital federal. Marcaram presença no evento parlamentares e personalidades políticas nativos do Maranhão que vivem no Distrito Federal. O espaço, localizado na Asa Sul (Quadra 914), foi inaugurado em 1977.

O ministro das comunicações, Juscelino Filho, disse que participar de um evento que traz destaque à cultura maranhense no Distrito Federal é uma oportunidade para que a população saiba um pouco o que é o estado. "Desde a minha época como deputado federal do estado eu buscava ações como esta para levar a todos o conhecimento sobre o que são os costumes do Maranhão", disse.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


"Só tenho a elogiar os coordenadores da Casa por esta iniciativa. O local está se recuperando para servir de elo para as diversas lideranças maranhenses que aqui vivem e trabalham", disse José Sarney Filho, cujo pai, o ex-presidente José Sarney, foi patrono da Casa do Maranhão.

O governador do estado, Carlos Brandão (PSB), já esteve no local outras vezes e neste ano saiu do Nordeste para participar mais uma vez das festividades. Para ele, o momento foi de proximidade com a população maranhense. "Estou muito feliz, porque aqui reunimos nosso povo, fortalecemos nossa cultura e levamos a curiosidade a quem não conhece o nosso estado".


O deputado federal Cleber Verde (MDB-MA) disse estar orgulhoso com o evento. "Com a isenção do recurso do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], foi possível realizar esta festa junina fora de época no coração de Brasília. Esse fortalecimento da cultura é importante para que todos os brasileiros visitem o Maranhão, para conhecer nossa culinária, belezas naturais e as festas juninas", disse.

Leia também: Batalhão Ambiental resgata araras em cativeiro ilegal no DF


A presidente da Casa do Maranhão em Brasília, Gilza Souza, afirma que o espaço serve como ponto de encontro na capital. "Os maranhenses que estão no DF podem ter deixado o estado, mas não deixam de lado nossa cultura e tudo o que envolve a nossa cidade".

Demostrando a forte cultura do estado, o Boi de Nina Rodrigues fez uma apresentação. O grupo é conhecido como pioneiro na introdução de novos instrumentos não utilizados na sonoridade de orquestra, sem perder as raízes e preservando características regionais.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.