Brasília Contribuintes têm até segunda (31) para indicar créditos do Nota Legal

Contribuintes têm até segunda (31) para indicar créditos do Nota Legal

Mais de 197 mil indicações já foram feitas no Distrito Federal; maioria optou por usar os créditos para reduzir o valor do IPVA

  • Brasília | Priscila Mendes, do R7, em Brasília

Indicação dos créditos pelos contribuintes do DF acontece desde de 4 de janeiro

Indicação dos créditos pelos contribuintes do DF acontece desde de 4 de janeiro

Lula Lopes/Agência Brasília

O prazo para indicar os créditos acumulados no Nota Legal para abater o valor no IPTU ou no IPVA termina na próxima segunda-feira (31). A indicação pode ser feita pelo site do programa. No portal, também é possível emitir o boleto com o valor já atualizado dos impostos. 

De acordo com a Secretaria de Economia do DF, mais de 197,1 mil indicações foram feitas até o último sábado (29). Ao todo, os descontos somam R$ 40,3 milhões. A maioria dos contribuintes (73,4%) optou por usar os créditos para reduzir o valor do IPVA. Outros 26,6% preferiram o abatimento no IPTU. 

Ao todo, 1,3 milhão de contribuintes estão cadastrados no programa. Desde o ano passado, os inadimplentes também puderam solicitar a utilização do saldo disponível para abatimento nos impostos. Mas, a Secretaria de Economia lembra que, se o bem indicado estiver com débito, a compensação será obrigatoriamente para quitar as dívidas mais antigas até as mais recentes.

Orientações

Para indicar o abatimento no IPVA, o veículo deve estar em nome do contribuinte, conforme o cadastro do automóvel no Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal). Já para os imóveis, o bem deve estar em nome do contribuinte no cadastro imobiliário. Vale destacar que não é possível transferir créditos para terceiros.

Os contribuintes que não possuem bens tributáveis no próprio nome contam com a opção de receber os créditos em dinheiro, mas o prazo só será aberto no mês de junho.

Últimas