Inmet emitiu alerta de possibilidade de tempestades
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência BrasilDepois da onda de calor que durou cerca de uma semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (20) alerta laranja indicando perigo para tempestades no Distrito Federal.
Segundo o aviso, que vale até as 11h de terça-feira (21), há possibilidade de ventos intensos, que podem chegar a até 100 km/h.
Segundo a meteorologista Deyse Moraes, a formação de um canal de umidade favorece as chuvas no decorrer desta semana. O Inmet indicou ainda que as chances de chuvas permanecem até o fim de semana, além da possibilidade de granizo.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Até o momento, a região do Paranoá foi a que mais registrou chuvas no mês de novembro, com um acumulado de 106,8 milímetros. Em contrapartida, o Plano Piloto teve um acumulado de 52,8 mm para um esperado de 253,1 mm para toda a capital.
Com a chuva que atingiu o DF nesta madrugada, foram registrados alagamentos e ventos fortes em Santa Maria (DF). Um vídeo enviado à Record mostra lentidão no trânsito após alagamento na pista.
Semana passada, as temperaturas em Brasília chegaram a 37,2°C devido a uma onda de calor que atingiu o Distrito Federal e outros seis estados. O Inmet chegou a emitir alerta vermelho indicando grande perigo por causa das altas temperaturas.
Segundo o Instituto, as temperaturas são consideradas de grande perigo quando ultrapassam 5ºC em relação à média por mais de cinco dias.