DF vacina adultos a partir de 57 anos com 3ª dose na segunda (22)
Intervalo entre o reforço e a segunda dose deve ser de 5 meses. Medida foi anunciada por Ibaneis Rocha nas redes sociais
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
A vacinação dos adultos a partir de 57 anos com a 3ª dose de imunizantes contra a Covid-19 vai começar nesta segunda-feira (22) no Distrito Federal. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha nesta quinta-feira (18) pelas redes sociais.
Leia também
O grupo de 59, 58 e 57 anos começou a ser vacinado em junho. Com isso, a população dessas idade que tomou doses da AstraZeneca ou Pfizer logo no início do cronograma, só vai poder tomar o reforço em fevereiro. Isso porque o intervalo é de 3 meses entre as duas primeiras doses. Se foi a Coronavac, poderão receber o reforço em dezembro.
De acordo com o chefe do executivo, a Rede de Frios dispões de doses suficientes para a aplicação da dose de reforço no grupo. Nessa terça-feira (16), o Ministério da Saúde autorizou a 3ª dose em todos os adultos com 18 anos ou mais. Desde setembro, a medida valia para os idosos a partir de 60 anos, imunossuprimidos graves e profissionais da saúde.
Com isso, quem tiver atingido a idade e tiver tomado a 2ª dose de algum dos imunizantes (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac) há pelo menos cinco meses, pode procurar os postos de saúde para receber a 3ª dose. No caso da vacina da Janssen, de dose única, o intervalo é de 2 meses para a 2ª dose da mesma vacina, e mais cinco meses para o reforço.
De acordo com o painel do Vacinômetro, há doses da Pfizer e da CoronaVac no estoque da Rede de Frio; as da AstraZeneca e Jassen estão zeradas. De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a preferência é de que as vacinas do reforço sejam diferentes daquela recebida anteriormente.
Neste sábado (20), a secretaria de Saúde promove o Dia D da vacinação no DF para imunizar 200 mil pessoas. O objetivo é vacinar quem ainda não tomou a 1ª dose e também completar o esquema vacinal de quem está com a 2ª dose atrasada. As doses de reforço também serão aplicadas nesta data.