Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Em meio a crise por falta de articulação política, Lula recebe Lira no Alvorada

Encontro não consta na agenda oficial do presidente da República; mais cedo, o petista cancelou compromisso em GO por mau tempo

Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília


O presidente da Câmara, Arthur Lira, e Lula
O presidente da Câmara, Arthur Lira, e Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a visita do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na tarde desta sexta-feira (16), no Palácio da Alvorada, em Brasília. O encontro ocorreu em meio a uma crise por falta de articulação política do governo federal, o que inclui cobranças de parlamentares pela liberação de recursos e pela indicação de cargos políticos.

O compromisso não está na agenda oficial de Lula. Mais cedo, o chefe do Executivo havia cancelado a agenda que teria em Rio Verde (GO), onde participaria da inauguração do terminal da ferrovia Norte-Sul. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o avião que iria levar o presidente até a cidade goiana nem chegou a decolar de Brasília. O evento será remarcado.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


A ferrovia, cuja construção teve início em 1986, liga o porto de Itaqui (MA) ao de Santos (SP). A linha férrea atravessa quatro regiões do país e tem 2.257 km de extensão. Segundo o governo federal, a conclusão da obra permitirá aos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais e a produtores de commodities como soja, milho e algodão ganhar competitividade para exportar produtos, seja pelo litoral da região Sudeste, seja pelo Nordeste do país.

O encontro entre Lula e Lira é o segundo em menos de 15 dias. No último dia 5, o presidente da Câmara compareceu ao Alvorada para uma reunião com o petista. O compromisso também não estava previsto na agenda pública de nenhum dos dois. Eles tomaram café da manhã juntos e conversaram por cerca de uma hora.


Na ocasião, o governo corria o risco de perder boa parte da estrutura ministerial que está em funcionamento desde o início do ano. A medida provisória assinada por Lula que definiu a composição da Esplanada foi aprovada no último dia antes de perder a validade legal, e os principais líderes do Congresso disseram que a proposta só não foi rejeitada em solidariedade à base do governo no Parlamento.

Articulação política

Após reunião ministerial convocada pelo presidente, que durou mais de nove horas, nesta quinta-feira (15), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que Lula pediu aos integrantes do primeiro escalão do governo rapidez nas nomeações de cargos da União, para melhorar a articulação política do Executivo com o Legislativo. Segundo fontes, há cerca de 400 postos ainda em aberto.


Leia também

"O presidente reiterou para que todos apoiem e ajudem o ministro [Alexandre] Padilha [Relações Institucionais] a materializar os compromissos que ele assumiu, uma vez que tem uma quantidade de cargos que foram indicados na negociação de composição do governo e os ministérios referentes às indicações ainda não colocaram no sistema. E o presidente fez o pedido para que isso seja feito o mais breve possível", afirmou Costa.

Nesta sexta-feira, Padilha disse que o governo federal vai promover uma força-tarefa para oficializar as indicações feitas por partidos políticos para cargos no Executivo. "Quero anunciar primeiro uma decisão da reunião ministerial do presidente Lula. A partir desta reunião, constituímos uma força-tarefa permanente junto aos ministérios, decisão do presidente Lula, para acelerar a análise técnica pelos ministérios para a composição do governo."

Ministério do Turismo

Lira está perto de emplacar um aliado na Esplanada dos Ministérios. Integrantes dão como certa a saída de Daniela Carneiro do Turismo após a pressão de parlamentares. O lugar deverá ser ocupado pelo deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA), aliado do alagoano.

Daniela é considerada distante da bancada do União Brasil e deve, inclusive, mudar de partido. O Ministério do Turismo atrai atenção pelo reforço financeiro que geralmente recebe via emendas parlamentares, sobretudo com vistas a financiar eventos.

"Está na pauta [a saída de Daniela Carneiro do Ministério do Turismo]. O União Brasil [partido da ministra] vem apresentando desejo de reformulação da representação de seus três ministros indicados. Isso é absolutamente natural. O partido não apresentou nada especificamente sobre um ou outro ministro, mas está na pauta discutir isso com o União Brasil", disse o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.