Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Em Washington, Lula se reúne com Joe Biden, presidente dos EUA

Nesta sexta-feira (10), presidente da República tem ainda encontro com Bernie Sanders, senador que defende legalização da maconha

Brasília|Do R7, em Brasília


Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos EUA, Joe Biden
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos EUA, Joe Biden

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai se encontrar nesta sexta-feira (10) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca, em Washington. O país americano é o segundo maior parceiro comercial do Brasil e o principal destino das exportações de produtos industrializados brasileiros.

Entre os temas que serão tratados estão a conservação ambiental e a busca de mais engajamento dos países desenvolvidos para cumprir compromissos de financiamento na área climática.

Além disso, serão discutidos temas como defesa da democracia, radicalização política, discurso de ódio no espaço virtual e dinamização de investimentos, em particular na geração de energia limpa.

"Durante o encontro na Casa Branca, os dois presidentes conversarão sobre o apoio inabalável dos Estados Unidos à democracia brasileira e como os dois países podem continuar trabalhando juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo, especialmente na liderança — até a Cúpula para a Democracia de março de 2023", informaram os Estados Unidos.

Publicidade

"Os presidentes também discutirão como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar a trabalhar juntos para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate à mudança climática, salvaguardando a segurança alimentar, incentivando o desenvolvimento econômico, fortalecendo a paz e a segurança e gerenciando a migração regional", completaram.

Encontro com senador que defende a legalização da maconha

Durante a viagem aos Estados Unidos, Lula vai se encontrar também com o senador Bernie Sanders, que é defensor da legalização da maconha nos Estados Unidos. O governo brasileiro não informou o tema do encontro.

Publicidade

Em 2016, Sanders disputou o posto de candidato à Presidência dos Estados Unidos pelo partido Democrata, mas perdeu a votação para Hillary Clinton — que foi derrotada no pleito por Donald Trump, do partido Republicano.

Leia também

Comitiva e retorno

A comitiva brasileira é composta dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial). Participam do grupo Celso Amorim, assessor especial; Marcio Elias Rosa, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e o senador Jaques Wagner (PT-BA). O retorno de Lula para o Brasil está previsto para este sábado (11).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.