Embaixada da Itália lança exposição com fotografias que fizeram parte da história do Brasil
A mostra, que tem imagens de fotógrafos italianos, está aberta ao público a partir desta terça-feira (21) no CCBB Brasília
Brasília|Do R7, em Brasília
A partir desta terça-feira (21), a Embaixada da Itália e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília vão promover uma exposição de fotografias que contribuíram para a história brasileira. A mostra conta com mais de 90 imagens de autoria de fotógrafos italianos.
Segundo a embaixada, as imagens foram realizadas entre o meio do Século 19 e o início do Século 20 por profissionais que se destacaram como pioneiros da fotografia. A exposição "Fotógrafos italianos — no florescer da fotografia brasileira" é gratuita e a visitação ficará disponível até 4 de junho.
Leia também
Para uma das curadoras da exposição, Livia Raponi, as imagens selecionadas contribuíram para a formação de uma identidade visual do Brasil. "É uma viagem, tanto geográfica como cronológica, às raízes do Brasil. A formação do país está documentada nessa exposição", disse.
De acordo com a organização da mostra, algumas das obras apresentadas documentam o Brasil indígena, focando principalmente em aldeias indígenas, florestas e pinturas corporais (veja abaixo algumas das imagens expostas).
" gallery_id="6418e8124b49554f8f000064" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/brasilia/embaixada-da-italia-lanca-exposicao-com-fotografias-que-fizeram-parte-da-historia-do-brasil-20032023"]
Segundo o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, a mostra pretende ser uma homenagem dos italianos aos brasileiros. "As fotografias são um material vivo, documentos de significativo valor histórico, antropológico e técnico", afirmou.
Entre alguns dos artistas que têm obras na exposição, estão Luiz Terragno, Camillo Vedani, João Firpo, Ermanno Stradelli, Nicola Parente, Guido Boggiani e outros.