Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Gilmar Mendes alfineta líderes da direita por inspiração em ações do presidente de El Salvador

Sem citar nomes, ministro diz que há ‘gente querendo se inspirar em Bukele’, e que essa postura não pode ser aplicada no Brasil

Brasília|Do Estadão Conteúdo

Gilmar Mendes
Gilmar Mendes: 'É preciso que se combata o crime sem cometer crime' Fellipe Sampaio/STF - 22.4.2025

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes criticou o fato de autoridades brasileiras se inspirarem nas medidas de segurança adotadas pelo presidente de El Salvador, Nayib Bukele. A declaração foi feita após políticos como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Capitão Derrite (PL-SP), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) elogiarem publicamente a forma como o presidente salvadorenho tem conduzido as políticas de segurança em seu país.

Gilmar Mendes não citou nomes, mas afirmou que há “gente querendo se inspirar em Bukele”, e que essa postura não pode ser aplicada no Brasil. “Isso não faz sentido. Pelo menos isso não cabe na Constituição de 1988. É uma violência policial que ultrapassa todos os limites. É preciso que se combata o crime sem cometer crime”, diz o ministro.

leia mais

Gilmar Mendes também fez um apelo para que os direitos humanos sejam levados em consideração no debate da segurança pública.

O ministro participou do 2º Seminário Internacional de Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia, organizado pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa em parceria com o IDP (Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa).


Autoridades brasileiras elogiam Bukele

A forma com que o presidente Nayib Armando Bukele Ortez enfrenta o crime organizado em El Salvador tem chamado atenção.

Como uma nação com uma área menor que o Sergipe, com 6 milhões de habitantes, El Salvador saiu da posição de um dos países mais violentos do mundo, com 106 homicídios por 100 mil habitantes — mais de 3 vezes o número do Brasil — para uma taxa de homicídios de apenas a 1,9 por 100 mil habitantes.


Bukele obteve os índices após a promulgação de uma série de políticas de radicais contra o crime organizado, entre elas a construção de megapresídios e a detenção de suspeitos em larga escala e sem o devido processo legal.

No Brasil, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, elogiou a política controversa do regime de exceção instaurado em El Salvador. Em março deste ano, Derrite afirmou que o Brasil deveria aprender com o pequeno país da América Central para reduzir os índices de homicídios — e aproveitou para criticar um programa federal destinado a combater violações de direitos humanos no sistema prisional brasileiro.


O deputado federal Nikolas Ferreira também elogiou publicamente as ações do salvadorenho. Na última semana, durante uma audiência com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o mineiro defendeu ações mais duras contra a criminalidade no Brasil. Na ocasião, ele falou em “bukelizar” o Brasil, sugerindo a adoção de medidas semelhantes às implementadas por Bukele.

Ainda na última semana, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que se coloca como possível candidato à Presidência da República, se referiu o pacote de ações de Bukele como o “mais bem-sucedido da história da humanidade” contra o crime organizado.

Fique por dentro das principais de educação no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.