HUB busca profissionais da saúde no DF para estudo sobre vacinas
Estudo nacional coordenado pelo HUB busca detalhes sobre efetividade das vacinas, como tempo de proteção
Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília
O HUB (Hospital Universitário de Brasília) está recrutando profissionais da saúde do Distrito Federal para participação em um estudo sobre as vacinas contra a Covid-19. A pesquisa é nacional e incluiu outros sete centros de pesquisa espalhados pelo país, com o intuito de avaliar na vida real como funcionam os imunizantes e obter detalhes como, por exemplo, o tempo de duração da proteção.
Podem se inscrever como voluntários os profissionais de saúde de níveis técnico e superior, que atuam em hospitais públicos e privados ou em unidades básicas de saúde. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link até 31 de março. A expectativa é alcançar 10 mil pessoas em todo o Brasil e obter os primeiros resultados a partir de abril.
“O estudo conseguirá traçar um panorama da proteção das vacinas contra a Covid-19 em profissionais de saúde no Brasil, já que conta com voluntários em sete estados brasileiros e o Distrito Federal, em quatro regiões do país, além de poder mostrar os efeitos das doses de reforço nos níveis de anticorpos neutralizantes contra o SarsCoV-2”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Dayde Lane Mendonça.
O estudo é financiado pelo Ministério da Saúde e deve receber R$ 13 milhões de forma parcelada. A verba será utilizada para custeio de insumos e contratação de profissionais especializados. São mais de 100 profissionais envolvidos no projeto em todo o país.