Brasília Inmet emite alerta laranja sobre risco de tempestade no DF

Inmet emite alerta laranja sobre risco de tempestade no DF

Áreas podem ter corte de energia, queda de galhos e alagamentos entre segunda e terça; previsão é de chuvas por toda a semana

  • Brasília | Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Previsão é de fortes chuvas durante toda a semana

Previsão é de fortes chuvas durante toda a semana

Agência Brasília/Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja sobre risco de fortes chuvas nesta segunda e terça (8 e 9) no Distrito Federal. Existe possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas durante esse período.

O alerta laranja emitido pelo Inmet quando há previsão de grande quantidade de chuvas, que pode oferecer riscos à população. O aviso é acionado quando há expectativa de 30 e 60 milímetros em uma única hora ou 100 milímetros em um dia, informa o instituto.

As pancadas de chuva podem atingir 66mm/h, e os ventos podem chegar a 100km/h. O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem os veículos próximos a torres de transmissão. Em caso de acidentes, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.

Segundo a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet Brasília, apesar dos alertas serem emitidos com prazo máximo de 24 horas, a previsão para toda a semana é de tempo instável, com possibilidade de chuvas intensas e volumosas, podendo diminuir a partir da próxima quarta (10).

O alerta laranja no DF tem duração de 24h, entre segunda e terça

O alerta laranja no DF tem duração de 24h, entre segunda e terça

Inmet/Reprodução

“Novembro é um mês chuvoso por natureza. Em comparação com o ano passado, os dados são semelhantes, principalmente na primeira semana do mês. Em primeiro momento, está seguindo os padrões normais, tudo indicando que permanecerá assim até o final”, afirma a meteorologista. A média considerada dentro dos parâmetros para o mês de novembro é de 226 mm de chuva. 

Na tempestade da manhã desta segunda-feira (8), foi registrado 34,2mm no Sudoeste. O Corpo de Bombeiros informou ao R7 que não havia atendido nenhuma ocorrência devido às chuvas até a última atualização desta reportagem.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas