Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mourão defende royalties da Petrobras para 'amortecer' preço dos combustíveis

Para o vice-presidente, a medida pode ser uma alternativa no período de instabilidade causada pela guerra na Ucrânia

Brasília|Rossini Gomes, do R7, em Brasília

Vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão
Vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão Vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão

Com a escalada do preço do barril do petróleo e o risco de aumento no dos combustíveis nas bombas, em meio à guerra na Ucrânia, o vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão, levantou a possibilidade de "usar os royalties e os dividendos que a Petrobras paga à União para amortecer o preço do combustível, pelo menos durante esse período, dessa alta desvairada, fruto do conflito entre a Rússia e a Ucrânia".

A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (7), quando Mourão foi questionado por jornalistas sobre as duas PECs (proposta de emenda à Constituição) que tramitam no Congresso Nacional com o objetivo de baratear o preço dos combustíveis. "Estou acompanhando a distância, porque é um assunto que não é discutido comigo", disse.

Mourão comentou ainda a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de permanecer com o trabalho remoto na Casa. Para Mourão, "é uma decisão que compete à Câmara dos Deputados" e que "está todo mundo trabalhando de forma presencial, então, acho que eles podem trabalhar de forma presencial".

Posse no Chile

Mourão afirmou que viajará para o Chile, nesta quarta-feira (9), para acompanhar a posse de Boric. Líder da esquerda chilena, Boric derrotou José Antonio Kast, com mais de 96% dos votos, em dezembro do ano passado.

A cerimônia está programada para sexta-feira (11), e o general representará Bolsonaro. "Será uma mensagem formal de desejo de sucesso ao presidente Boric na tarefa que o povo chileno confiou a ele e a manutenção dos nossos laços, não só de amizade, mas da nossa relação econômica e comercial", adiantou Mourão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.