Operação da polícia simula ataque em série de bandidos no DF
Unidades de elite da Polícia Militar participaram do treinamento no centro de Brasília e assustaram moradores desavisados
Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília
O som de troca de tiros, carros em alta velocidade, helicópteros e explosões assustou moradores e pessoas que passavam no Setor Bancário Sul, região central de Brasília, nesta segunda-feira (5).
Uma simulação utilizada para treinamento e mapeamento de ações em ambiente real foi realizada por unidades da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF).
De acordo com a PMDF, “o ambiente foi inspirado nos diversos estudos de casos que o BOPE e o serviço de Inteligência da PM estudam continuamente. Estes casos estudados são desde casos acontecidos em território nacional até casos internacionais”.
Na simulação, a polícia foi acionada e agentes de operações especiais cercaram e confrontaram o grupo, vários criminosos foram neutralizados, reféns libertados e bens recuperados pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), em parceria com outras unidades da PM.
Veja vídeo de morador que se assustou com a simulação:
A ação é importante para treinamento e desenvolvimento de protocolos para estes tipos de ações.
Participaram da ação o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), Batalhão de aviação (BAVOP) com o apoio aéreo, 1º BPM e 3º BPM com a resposta das viaturas de área, Batalhão de Operações de Choque (BPCHOQUE) com a aplicação tática do PATAMO, o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN) com barreiras rodoviárias para conter fugas.