Brasília Programa noturno de astronomia ocorre na próxima quinta no Sesi Lab, em Brasília; veja programação

Programa noturno de astronomia ocorre na próxima quinta no Sesi Lab, em Brasília; veja programação

Evento vai oferecer oficinas interativas, observação de fenômenos cósmicos, conversa com especialistas e atrações culturais

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Divulgação/ Clube de Astronomia de Brasília

Um programa noturno de astronomia do museu interativo do Sesi Lab, em Brasília, vai oferecer oficinas interativas, observação de fenômenos cósmicos, conversa com especialistas e atrações culturais na próxima quinta-feira (5). O evento, que começa a partir das 19h, ainda disponibilizará telescópios para a observação do céu.  

Inspirado no programa After Dark, do museu Exploratorium, nos Estados Unidos, o “Cosmologias — Tentativas de entender o Universo” terá oficinas para montagem de miniaturas de satélite e criação de colares com formas de astros, além de sessões com um astrônomo, que apresentará histórias da astronomia.

De acordo com a organização do projeto, atrações musicais também vão fazer parte da programação. O escritor, compositor e poeta Lirinha vai apresentar seu terceiro álbum solo, baseado na expansão cósmica.  A cantora Gaivota Naves também fará um show com clássicos da música brasileira. 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Os ingressos estão disponíveis no site do Sesi Lab, por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). O evento ocorre até a meia-noite, e não será permitida a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhados do responsável. Adolescentes acima de 16 anos deverão estar acompanhados do responsável legal.

O astrofísico Alan Alves Brito, finalista do prêmio Jabuti, a principal premiação de literatura do país, e a pesquisadora Denise Rodrigues vão guiar a “Conversa poética”, em que será debatido o acesso à ciência e a sub-representação de pessoas negras no ambiente científico brasileiro.

Confira algumas das atrações:

Satélites do futuro

Montagem de uma miniatura de satélite de MDF e conhecimento das funções e a história dos satélites, inspirados na relação com as obras Orisat e Mensagem para Você.

Sessões às 20h e às 21h — com distribuição de senhas 30 minutos antes.
Capacidade: 20 pessoas por sessão
Local: Galeria Imaginando Futuros

Performance: de Einstein a Lygia Clark

Uma performance cênica será apresentada para mostrar um paralelo entre o objeto relacional Pedra e Ar, de Lygia Clark, e a teoria da relatividade, de Albert Einstein.

Sessões às 20h e às 21h
Local: Estação Descoberta (Galeria Fenômenos no Mundo)

Ornamentos da meia-noite

Oficina inspirada na obra Quase Meia Noite e Eclipse, do artista Feco Hamburger. A proposta é a criação de colares com a sobreposição de acrílicos, com formas de astros e mitologias, inspirados em cosmogonias indígenas e quilombolas.

Das 20h às 22h — com distribuição de senha 30 minutos antes.
Capacidade: 40 pessoas por sessão
Local: Espaço Maker

Astronomia ao alcance da mão

O público vai poder observar as principais constelações visíveis a olho nu no céu de Brasília, conhecer aplicativos astronômicos gratuitos para identificar os astros no céu e aprender a fazer uma astrofoto amadora com o celular.

Das 19h30 às 21h30 — com fluxo contínuo, por ordem de chegada
Local: varanda do 1º pavimento

Pop Up Cósmico

O astrônomo Adriano Leonês apresentará histórias da astronomia, abordando temas como a etnoastronomia brasileira, a cultura espacial e a astronomia austral.

Sessões às 20h, 20h30, 21h e 21h30 — com distribuição de senhas 30 minutos antes.
Capacidade: 20 pessoas por sessão
Local: Experimento Lab

Últimas