Brasília Queiroga confirma dois casos da variante Deltacron no Brasil

Queiroga confirma dois casos da variante Deltacron no Brasil

Ministro falou com jornalistas na manhã desta terça-feira e afirmou que casos foram confirmados no Amapá e no Pará

  • Brasília | Bruna Lima, do R7, e Lívia Veiga, da Record TV

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Myke Sena/MS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou nesta terça-feira (15) que o Brasil tem dois casos positivos da variante Deltacron, uma combinação de mutações da Delta e da Ômicron. Os casos, segundo o ministro, foram detectados no Amapá e no Pará.

"Essa é uma variante de importância que requer monitoramento", destacou Queiroga. Por outro lado, o ministro minimizou os possíveis impactos da nova variante no Brasil ao afirmar que a identificação dos casos “é fruto do fortalecimento da capacidade genômica no Brasil”.

“Vivemos em um ambiente pandêmico, surgem variantes do vírus, algumas variantes são de importância, outras são de preocupação. Tudo o que acontece nos países nós observamos”, completou. Queiroga afirmou, ainda, que o Brasil vive uma desaceleração de novos casos e que há cidades brasileiras em que a situação epidêmica está sob controle.

Mesmo com a situação epidemiológica mais favorável, o ministro frisou a necessidade de manter a vigilância e a capacidade de resposta do sistema de saúde. Por parte da população, a orientação é clara: “Se eu tiver que indicar uma medida, é a aplicação da dose de reforço. É importante. Então, se você não tomou, procure uma unidade de saúde”, alertou Queiroga.

Últimas