Tereza Cristina anuncia venda de carne bovina e suína para o Canadá
Ministra da Agricultura disse que abertura da exportação faz com que o Brasil passe de 200 mercados abertos pela pasta na gestão
Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília
O Canadá autorizou o início da importação de carnes bovina e suína produzidas no Brasil. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14) pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que está no país para reuniões da pasta.
“Estamos em Ottawa e acabamos de sair do Ministério da Agricultura canadense com duas ótimas notícias. A abertura dos nossos mercados de carne suína e bovina para este país, além dos fertilizantes, que estamos com várias reuniões agendadas durante o dia de hoje [segunda (14)]”, disse a ministra.
Ainda segundo Tereza Cristina, com essa nova importação, o Brasil passa de 200 mercados abertos pela pasta na atual gestão, uma meta que ela tinha estipulado ao assumir o mandato. “Também é uma notícia muito boa para os frigoríficos brasileiros, que podem empregar e trazer renda para o interior do nosso país.”
A visita da ministra ao Canadá acontece em meio ao alerta que se acendeu para o Brasil com o conflito entre Rússia e Ucrânia com relação à dependência do fertilizante de outros países. O Brasil importa 85% do produto usado nas lavouras do país, de acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos, sendo boa parte comprada do país comandado por Vladimir Putin.