Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vetos de Bolsonaro estão na pauta de sessão conjunta do Congresso 

Parlamentares vão analisar nesta quinta-feira (28) 20 vetos presidenciais que trancam a pauta de votações 

Brasília|Do R7*, em Brasília

Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios,
em Brasília
Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

O Congresso Nacional vai votar em sessão conjunta nesta quinta-feira (28) 20 vetos do presidente Jair Bolsonaro. Para que um veto seja rejeitado pelo Legislativo são necessários pelo menos 257 votos de deputados e 41 de senadores.

Entre os vetos que devem ser analisados estão o dos dispositivos da Lei Orçamentária (235 dispositivos) e o do marco das ferrovias (38). Além de vetos ao marco legal das startups, ao marco legal dos micro e minigeradores de energia, ao projeto que anistiou infrações e anulou multas por atraso na entrega da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social).

Outro veto presidencial na pauta desta quinta-feira é o veto parcial ao projeto de lei de conversão que modificou a medida provisória de privatização da Eletrobras. O texto foi aprovado pela Câmara em maio do ano passado. No entanto, Bolsonaro vetou artigos, como o que prevê a possibilidade de empregados demitidos após a privatização adquirirem ações da empresa com desconto. 

Também foi vetada a permissão para que funcionários demitidos da Eletrobras até um ano após a privatização sejam realocados em outras empresas públicas. Bolsonaro alegou que práticas desse tipo violam a Constituição em relação ao acesso a emprego público por concurso.

Publicidade

Confira outros vetos pendentes de votação

- Marco legal das startups, com benefícios tributários para investidor pessoa física e condições facilitadas para o acesso de companhias de menor porte ao mercado de capitais.

- Tornar crime a disseminação de notícias falsas capazes de comprometer a higidez do processo eleitoral.

Publicidade

- Mudanças na cobrança de IPI dos municípios.

- Batiza a BR-153 de ex-presidente João Goulart. 

Publicidade

- Estatuto da Pessoa com Câncer (nova lei cria o Estatuto da Pessoa com Câncer).

- Incentivos à indústria da reciclagem (nova lei estabelece política de incentivo à reciclagem).

- Imunidade tributária de entidades beneficentes (lei regulamenta imunidade tributária de entidades beneficentes).

- Marco legal das ferrovias (sancionado novo marco legal do transporte ferroviário). 

- Anistia infrações e anula multas por atraso na entrega da Guia de Recolhimento do FGTS.

- Reforço a medidas de proteção aos entregadores de aplicativos (lei que protege entregadores de aplicativos é sancionada com vetos). 

- Marco legal dos micro e minigeradores de energia (lei institui marco legal da micro e minigeração de energia). 

- Orçamento de 2022 (presidente sanciona Orçamento com R$ 89 bilhões para Auxílio Brasil e vetos de R$ 3,2 bilhões). 

- Punição a quem divulga infrações de trânsito (Bolsonaro veta punição para quem divulgar imagem de infração de trânsito). 

- Cria o Programa Prioritário Pró-Pesquisa Covid-19 enquanto perdurar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19 (sancionada lei que cria programa de pesquisa sobre a Covid-19). 

- Institui a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica (nova lei cria política de atenção e combate ao câncer infantil). 

- Afastamento de empregada gestante não imunizada contra o coronavírus (sancionada lei que prevê retorno das grávidas ao trabalho presencial após vacinação). 

*Com informações da Câmara dos Deputados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.