Com mais de 42 mil inscritos, prova do ENAM 2025 será neste domingo em todo o país
Prova será aplicada neste domingo, 18 de maio, com duração de cinco horas, das 13h às 18h
Economia|Do R7

A terceira edição do ENAM (Exame Nacional da Magistratura), que acontece neste domingo (18), já é a mais concorrida desde sua criação, com mais de 42 mil inscritos, segundo a Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados). O exame, agora obrigatório para quem deseja seguir carreira como juiz no Brasil, será aplicado em todas as regiões do país a partir das 13h (horário de Brasília).
No ranking por estados, São Paulo lidera com mais de 7 mil inscritos, seguido por Rio de Janeiro e Distrito Federal.
LEIA TAMBÉM
Como será a prova deste domingo?
A prova será aplicada neste domingo, 18 de maio, com duração de cinco horas, das 13h às 18h. Os portões serão fechados pontualmente às 12h30. A recomendação é que os candidatos cheguem com antecedência, considerando possíveis imprevistos no deslocamento.
Estrutura e conteúdo
A avaliação contará com 80 questões objetivas distribuídas da seguinte forma:
- Direito Constitucional – 16 questões
- Direito Administrativo – 10 questões
- Direitos Humanos – 6 questões
- Direito Processual Civil – 12 questões
- Direito Civil – 12 questões
- Direito Empresarial – 6 questões
- Direito Penal – 12 questões
- Noções Gerais de Direito e Formação Humanística – 6 questões
O exame avalia não só o conhecimento técnico, mas também a capacidade de interpretação, análise crítica e domínio de temas fundamentais da área jurídica e humanística.
Quem for aprovado receberá um certificado de habilitação válido por dois anos, prorrogável uma vez pelo mesmo período. Esse certificado é necessário para concorrer às fases seguintes dos concursos públicos da magistratura.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp