Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Reitor da USP manifesta ‘pesar’ quanto a casos de violência na universidade 

O depoimento foi gravado em vídeo veiculado no site da reitoria na tarde de hoje (4)

Educação|Do R7

  • Google News
Reitor Antonio Zago em vídeo divulgado nesta quarta-feira (4)
Reitor Antonio Zago em vídeo divulgado nesta quarta-feira (4)

No primeiro comunicado oficial direcionado à comunidade USP (Universidade de São Paulo) a respeito dos casos de violação de direitos humanos na universidade denunciados em 2014, o reitor Marco Antonio Zago manifestou ter “profundo pesar pela ocorrência de atos dessa natureza”. O depoimento foi gravado em vídeo veiculado no site da reitoria na tarde de hoje (4).

— Manifesto também a convicção que isso nos obriga a repensar políticas e práticas educativas e a promover um trabalho de reconstrução eu deve ser feito em conjunto pelas diferentes instancias da universidades.


O reitor ressalta que determinou “procedimentos administrativos para examinar ou reexaminar os casos apontados e denunciados”.

— Também deleguei à comissão de direitos humanos da USP o papel de supervisora de mediação entre vítimas ou denunciantes e administração universitária. Dessa forma, procuramos tomar medidas práticas para corrigir e prevenir que fatos como os relatados se repitam no futuro.


Relatório da CPI dos Trotes pede punição de responsáveis por Show Medicina e atléticas de SP 

2014: o ano em que o ensino saiu de férias na USP 


Na gravação, Zago dá boas-vindas aos mais de 11 mil estudantes de graduação que ingressaram na USP neste ano e pontua a postura da reitoria quanto à recepção dos calouros.

— Tradição ultrapassada como trotes e humilhação dos calouros ou desrespeito à diversidade de gênero e identidade não fazem parte da vida de uma universidade moderna [...] Tenho certeza que os alunos veteranos ajudarão a erradicar práticas que desrespeitam os direitos individuais, onde ainda houver resquícios delas [...] Festas com consumo de grande quantidade de álcool e outros estimulantes não fazem parte da vida acadêmica sadia.


Zago também cita outras medidas administrativas para este ano, como o debate sobre o estatuto da USP e a continuidade de uma “reforma administrativa para racionalizar processos”, "abolir redundâncias" e "evitar tramites desnecessários".

Reitor da USP diz desconhecer festa tradicional que foi alvo de denúncias

Reitor da USP diz que estudantes de medicina estão sendo criminalizados após denúncias de trotes

Leia mais notícias de Educação no R7 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.