BTG/Nexus: para 52%, economia do país está ruim ou péssima; 17% a consideram ótima ou boa
Percepção sobre o cenário financeiro piorou além da margem de erro em relação ao início do mês; otimismo com o futuro também recuou
2026|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (10) mostra que 52% avaliam que a economia do país está ruim ou péssima, enquanto 17% consideram que ela está ótima ou boa. Para 31% dos eleitores, a situação econômica está regular.
A percepção sobre a economia piorou além da margem de erro, de 2 pontos percentuais, em relação ao levantamento anterior. Na pesquisa divulgada em 3 de agosto, 47% avaliavam a situação econômica como ruim ou péssima, enquanto 21% a consideravam ótima ou boa. Em 27 de julho, os índices eram de 49% e 18%, respectivamente.
Perspectivas
Sobre as expectativas para os próximos seis meses, 33% dos entrevistados avaliam que a economia do país deve melhorar “um pouco” ou “muito”, uma queda em relação ao percentual de 40% registrado no levantamento anterior. Já os que avaliam que a economia deve piorar são 31%. Em 3 de agosto, eram 29%. Os que acham que a economia vai “ficar igual” são 26%, contra 25% da pesquisa anterior, e 10% não souberam ou não responderam.
Sobre a situação financeira pessoal dos entrevistados para os próximos seis meses, 45% dizem que deve “melhorar muito ou um pouco” e 12% afirmam que deve “piorar um pouco ou muito”. Já 35% avaliam que a situação financeira pessoal deve continuar igual.
Governo anterior
Ao comparar o cenário econômico atual com o do governo anterior, 39% dizem que a economia está melhor no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que na gestão Jair Bolsonaro (PL), enquanto 46% avaliam que está pior.
Preocupações dos eleitores
O levantamento também mostra que a segurança pública segue como o principal problema do país para os eleitores. A preocupação com o tema subiu de 30% para 35% desde a última pesquisa, de 3 de agosto.
Em seguida, aparecem saúde pública (29%), corrupção (19%), educação (19%) e classe política (13%).
A Nexus ouviu por telefone 2.001 entrevistados, com 16 anos ou mais, de 7 a 9 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código BR-08428/2026.
🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa
🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲












