Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Caiado rejeita câmeras corporais em policiais e diz que Brasil vive “ambiente de guerra”

Candidato do PSD visitou o largo da Penha, no Rio de Janeiro, e usou colete à prova de balas

2026|Paulo Henrique Santos, da RECORD

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ronaldo Caiado, candidato do PSD à Presidência, rejeitou o uso de câmeras corporais por policiais.
  • Caiado comparou a situação brasileira à de países com maior segurança e afirmou que o Brasil vive um "ambiente de guerra".
  • Durante visita ao largo da Penha, Caiado usou colete à prova de balas devido ao risco na região.
  • A região da Penha é conhecida pela presença do crime organizado e disputas territoriais entre facções.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ronaldo Caiado, candidato à Presidência Lula Marques/Agência Brasil

O candidato do PSD à Presidência da República, Ronaldo Caiado, rejeitou o uso de câmeras corporais por policiais durante visita ao largo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (26).

Em uma das regiões mais afetadas pela atuação do narcotráfico, Caiado voltou a colocar a segurança pública no centro de sua campanha e afirmou que não pretende adotar o equipamento caso seja eleito.


“Você não vai colocar câmeras nos policiais? Não, não vou. Me mostre o lugar no mundo, em guerra, que tem câmera no policial. Onde você já viu isso?”, questionou.

Caiado comparou a realidade brasileira à de países onde, segundo ele, o nível de segurança é muito superior. “A hora que eu chegar num nível de segurança pública da Inglaterra, aí ele usa um cassetete e um apito. Só isso. Ele não tem nem câmera, nem arma”, afirmou.


Para o candidato, a política de segurança precisa considerar o nível de violência enfrentado pelas forças policiais brasileiras. “Você não pode querer copiar um modelo para um ambiente de guerra”, declarou.

Durante a agenda no largo da Penha, Caiado também usou colete à prova de balas pela segunda vez desde o início da campanha presidencial. O equipamento foi recomendado pelos agentes responsáveis pela segurança do candidato, diante da avaliação de risco durante a visita à região.


A região da Penha é marcada pela forte presença do crime organizado e está inserida em uma área de intensa disputa territorial entre facções. Na semana passada, por exemplo, investigações da polícia revelaram que criminosos promoviam cursos para o uso de drones no Complexo da Penha, equipamento que passou a ser utilizado pelo tráfico para monitoramento e ataques.

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa


🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Search Box

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.