Dino defende instituições em meio a questionamentos ao sistema eleitoral: ‘Trapaceiros’
Nas redes sociais, ministro do STF reforçou o papel do Judiciário na proteção da Constituição
2026|Amanda Almeida, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino publicou neste sábado (25) um texto em defesa das instituições e do papel do Judiciário. A postagem, ilustrada por uma imagem da bandeira do Brasil, faz referências a “totalitarismo”, “trapaças” e à disseminação de “realidades paralelas”, em um momento de questionamentos ao sistema eleitoral brasileiro.
Sem citar diretamente episódios ou autoridades, Dino afirma que “os trapaceiros odeiam regras” e, por isso, “agridem as instituições e sempre querem impor as suas vontades com gritos ou punições à margem do Direito”.
“O Poder Judiciário é o principal garante do constitucionalismo, que é essencialmente um sistema de limitação de poderes estatais e privados, inclusive estrangeiros”, escreveu o ministro. Segundo ele, um tribunal “estabelece fronteiras intransponíveis para os totalitários e trapaceiros” e, por isso, “a omissão não é uma escolha legítima”. Ao final do texto, afirma que “o silêncio diante de abusadores ou seus representantes é uma trapaça. É inconstitucional”.
Leia Mais
A publicação ocorre em meio à repercussão de uma reportagem do “The Washington Post” segundo a qual integrantes do governo dos Estados Unidos pretendem viajar ao Brasil para discutir temas relacionados ao sistema eleitoral brasileiro. O Itamaraty negou os vistos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a área internacional da Corte foi procurada pela Embaixada dos Estados Unidos para tratar de uma visita de representantes do governo norte-americano, mas afirmou que não foi informada sobre a pauta do encontro. Segundo o tribunal, a reunião não foi agendada em razão do recesso do Judiciário.
🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa
🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲















