Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2026! Notícias, Apuração de Votos em Tempo Real e Resultados | R7
‌

Flávio promete acabar com ‘entraves ambientais por razões ideológicas’

Candidato à Presidência pelo PL realizou evento em Marabá, no Pará, onde discutiu pautas climáticas

2026|Da Reuters

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Flávio Bolsonaro promete eliminar "entraves ambientais por razões ideológicas" se eleito presidente.
  • Em evento no Pará, defende maior regulamentação fundiária e liberdade para proprietários de terra.
  • Discurso ecoa políticas do ex-presidente Jair Bolsonaro, criticadas por ambientalistas.
  • Desmatamento na Amazônia caiu 42% recentemente, após altas durante o governo anterior.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Flávio Bolsonaro falou sobre questões climáticas no Pará Brian Snyder/Reuters - 18.10.2026

O senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) prometeu nesta segunda-feira (19) acabar com o que chamou de “entraves ambientais por razões ideológicas” caso seja eleito presidente, e disse que os proprietários de terra poderão fazer o que quiserem em suas propriedades caso ele chegue ao Palácio do Planalto.

Em evento com apoiadores em Marabá (PA), na região amazônica, Flávio prometeu ainda fazer “a maior regulamentação fundiária” da história do estado.

‌

“Eu vou fazer a maior regulamentação fundiária que o Pará já viu, a sua terra vai ser sua no papel. Vamos respeitar a propriedade privada, você vai poder plantar, criar gado, vai fazer o que quiser na sua terra e o que você explorar da terra é seu”, afirmou o senador em discurso durante uma motocarreata na cidade.

“Esses entraves ambientais que existem, principalmente por razões ideológicas, a gente vai acabar”, afirmou, sem detalhar a quais entraves se referia.

‌

Veja Também

Jair Bolsonaro

A retórica de Flávio ecoa a defesa que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, fez durante seu governo, entre 2019 e 2022, de revogação de parte da regulamentação ambiental que ele enxergava como excessiva, mas que ambientalistas apontam como necessária para preservar a floresta e o meio ambiente.

Durante uma reunião ministerial em abril de 2020, cuja gravação foi divulgada posteriormente, o então ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro, Ricardo Salles, defendeu aproveitar que as atenções estavam voltadas para a pandemia de Covid-19 e “passar a boiada” para desregulamentar e mudar regras ambientais, no que foi, à época, alvo de críticas de ambientalistas.

‌

Desmatamento

O desmatamento da Amazônia, medido pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão vinculado ao governo federal, superou a marca de 10 mil quilômetros quadrados em cada um dos quatro anos do governo Bolsonaro, tendo chegado a 13 mil quilômetros quadrados em 2021, a maior marca em 15 anos. A gestão ambiental do ex-presidente gerou críticas dentro e fora do Brasil.

Na semana passada, o Inpe informou que o desmatamento na Amazônia Legal caiu 42% entre agosto de 2025 e julho de 2026, alcançando 3.335 km², o menor nível registrado desde 1988, quando o governo brasileiro iniciou a coleta de dados. Nos últimos quatro anos, a queda foi de 71,2%.

‌
Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.