Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2026! Notícias, Apuração de Votos em Tempo Real e Resultados | R7
‌

Jerônimo Rodrigues (PT) é reeleito governador da Bahia

Governador é o terceiro mandatário petista a conseguir a reeleição de forma consecutiva

2026|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Jerônimo Rodrigues (PT) foi reeleito governador da Bahia, vencendo no primeiro turno com mais da metade dos votos válidos.
  • A Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do Brasil, com 11,3 milhões de eleitores.
  • Jerônimo é o terceiro governador petista consecutivo reeleito, após Jaques Wagner e Rui Costa, totalizando 24 anos do PT no poder estadual.
  • Jerônimo Rodrigues é o primeiro governador indígena do Brasil e iniciou sua carreira política em 2007, ocupando diversos cargos no governo baiano e federal.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Jerônimo Rodrigues (PT) foi reeleito ao Governo da Bahia no 1° turno Divulgação/Jerônimo Rodrigues - 03.09.2026

Jerônimo Rodrigues (PT) foi reeleito neste domingo (4) governador da Bahia. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o atual governador obteve mais da metade dos votos válidos, definindo a eleição ainda no primeiro turno.

A Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do país, com 11,3 milhões de eleitores, o equivalente a 7,13% do eleitorado nacional.

‌

Jerônimo é o terceiro mandatário petista a conseguir a reeleição de forma consecutiva, depois de Jaques Wagner e Rui Costa. Serão 24 anos do partido no poder do estado.

Jerônimo Rodrigues (PT)

Natural de Aiquara, cidade de 4 mil habitantes no sul da Bahia, Jerônimo Rodrigues tem 61 anos e é o atual governador do estado. Formado em engenharia agronômica pela Universidade Federal da Bahia, Jerônimo é professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e, em 2022, tornou-se o primeiro governador indígena da história do Brasil.

‌

Jerônimo deu início à vida pública nas gestões petistas no governo baiano, em 2007. Durante a gestão de Jaques Wagner (PT), exerceu os cargos de assessor especial das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Planejamento.

Entre os anos de 2011 e 2014, durante o governo Dilma, trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde chegou a ser secretário nacional do Desenvolvimento Territorial.

‌

A partir de 2015, voltou à Bahia para ser secretário estadual de Desenvolvimento Rural e da Educação na gestão do governador Rui Costa, de quem se tornou homem de confiança. Em 2022, foi lançado por Costa como seu sucessor e foi eleito no segundo turno contra ACM Neto.

Vice-governador

O advogado Geraldo Júnior (MDB) foi eleito vice-governador do estado na chapa de Jerônimo Rodrigues.

‌
Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.