Justiça Eleitoral oficializa cancelamento de filiação de Aldo Rebelo ao DC
Ex-ministro afirma que processo aberto pela legenda tem ‘irregularidades’ e recorreu da decisão
2026|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Justiça Eleitoral de São Paulo acatou na segunda-feira (25) o pedido de oficialização do cancelamento de filiação do ex-ministro Aldo Rebelo à sigla DC (Democracia Cristã). O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registra Rebelo como não filiado a partido político.
O juiz eleitoral Tiago Machado determinou que a desfiliação fosse anotada de forma retroativa na última sexta-feira (22), data da deliberação da legenda.
Aldo Rebelo, que segue se apresentando como pré-candidato à Presidência pelo DC, afirmou que já apresentou recurso. “O que houve foi uma homologação de uma desfiliação, e isso será judicializado, como o processo de expulsão se vier a ser aberto, que não foi”, comentou.
“Todas as artimanhas para retirar ou impedir a minha candidatura serão derrubadas na Justiça, não há dúvida. Porque todas as tentativas estão eivadas de ilegalidades e irregularidades. Expulsão precisa de um processo longo e demorado”, afirmou Rebelo.
Leia Mais
Na semana passada, a direção nacional do DC autorizou a abertura de procedimento disciplinar pela expulsão sumária do ex-ministro, que era o pré-candidato da sigla à Presidência da República. A medida resultou na comunicação da desfiliação de Rebelo à Justiça Eleitoral.
Depois do lançamento da pré-candidatura de Aldo Rebelo, o presidente do partido, João Caldas, anunciou que o DC pretende lançar o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa à Presidência.
Segundo Rebelo, Caldas decidiu pela troca por estar “atormentado” com a possibilidade de o caso Master atingir sua família em Alagoas. Para ele, um ex-ministro do STF poderia ajudar a blindar investigações contra o presidente do DC.
A reunião do diretório nacional que decidiu pela expulsão do ex-ministro se deu após essas falas.
Caldas afirmou que a escolha do pré-candidato “não é uma escolha pessoal do presidente do partido, é uma escolha coletiva na convenção”. “Como você convida alguém para um compromisso e depois desmancha sem avisar? Não é correto, não é procedimento que se faça”, salientou.
🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa
🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲














