Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Luis Cesar Bueno quer criar Região Metropolitana de Brasília para Entorno do DF

Candidato ao governo de Goiás também citou investimento em tecnologia para a polícia e escolas em tempo integral no estado

2026|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Luís César Bueno propõe criar a Região Metropolitana de Brasília para cidades do Entorno do DF, buscando mais recursos e melhorias no transporte coletivo.
  • O candidato sugere investimentos em tecnologia policial e combate ao feminicídio com delegacias especializadas funcionando 24 horas.
  • No campo da educação, Bueno planeja escolas de tempo integral, ensino técnico, valorização dos professores e inclusão de psicólogos nas escolas.
  • Ele também promete criar polos de desenvolvimento econômico para evitar que o Entorno do DF seja apenas uma região dormitório.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Luís César Bueno foi ouvido no Balanço Geral DF Yumi Kuwano/R7 - 28.08.2026

O candidato ao Governo de Goiás Luis Cesar Bueno (PT) disse que pretende instituir a Região Metropolitana de Brasília para as cidades do Entorno do Distrito Federal.

As declarações foram dadas nesta sexta-feira (28) no programa Balanço Geral, da RECORD Brasília, durante sabatina realizada nesta quarta. Nesta semana, a emissora ouviu os candidatos de Goiás e os planos de governo para a região do Entorno do DF.


Segundo ele, é preciso que a União e os governos do Distrito Federal e de Goiás trabalhem juntos para formalizar a região como metropolitana e garantir mais recursos para a área, com a criação do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana. “Você tem a quarta região metropolitana mais densa populacionalmente, mas não tem amparo legal”, disse.

Bueno classificou a medida como urgente para “resolver o problema do transporte coletivo” entre as cidades do Entorno. Entre as promessas de campanha, estão corredores exclusivos para ônibus e a criação da “tarifa zero”, mas não detalhou quem teria direito ao benefício.


Leia Mais

Sobre segurança pública, o candidato ao Palácio das Esmeraldas afirmou que, se eleito, vai combater o crime organizado na sua essência, fazendo investimentos na estrutura policial, na carreira dos agentes e abrindo novos concursos.

Ele também falou sobre a importância de investir em tecnologia e inteligência na Polícia Civil, além de defender o combate ao feminicídio com delegacias especializadas na proteção da mulher com funcionamento 24 horas por dia.


Para a educação, Luís César Bueno quer construir escolas em tempo integral e instituir o ensino técnico nas escolas. “Precisamos transformar todas as escolas do estado em escolas de tempo integral, temos que valorizar o professor, devolver a titularidade do professor, garantir a progressão de carreira, fazer da escola um ambiente saudável, inserindo psicólogo nas escolas”, disse.

O candidato também prometeu a criação de polos de desenvolvimento econômico em todos os municípios. “Temos uma malha de serviços de pequenas indústrias, que se fizer um arranjo produtivo local, você não precisa fazer com que o Entorno do DF seja um problema, pelo contrário. Os moradores têm que morar, trabalhar, ter renda e ficar no município. Temos que acabar com esse conceito de dormitório”, destacou.


Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.