‘Make Humanity Great Again’: Augusto Cury adapta Trump em proposta de governo
O plano de governo do escritor inclui a criação de um fundo internacional para erradicação da fome
2026|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O escritor Augusto Cury (Avante) estreia nas urnas nas eleições de 2026 adaptando o slogan de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em seu plano de governo.
“Make Humanity Great Again” (fazer a humanidade grande de novo) é o título da proposta do candidato para combater a fome no mundo. O termo é uma adaptação do mote “Make America Great Again” de Trump e seus apoiadores.
“O Brasil como o maior exportador mundial de alimentos deve ter um líder que não apenas se preocupa com o combate da fome em nosso país, mas deve ter o dever moral de propor soluções para combater a fome mundial”, diz o plano.
As propostas do candidato incluem a criação de um Fundo Internacional de Erradicação da Fome, financiado com 0,5% do comércio global e 2% da indústria mundial de armamentos. “Nossa proposta é simples e possível”, destaca o texto.
Pelo plano, os recursos do fundo seriam divididos em três eixos. Segundo ele, 80% iriam para o combate imediato à fome, com distribuição de alimentos, nutrição infantil, merenda escolar e formação de estoques estratégicos. Outros 10% seriam destinados ao fortalecimento da agricultura sustentável e familiar, com tecnologia, irrigação e assistência técnica. Os 10% restantes financiariam a criação de um “Banco Mundial do Empreendedor”, com microcrédito e capacitação para pequenos empreendedores.
O texto propõe que o fundo seja administrado por organismos internacionais, entre eles ONU, FAO, Programa Mundial de Alimentos, Banco Mundial e países do G20.
O plano não detalha como o Brasil promoveria a adesão de outros países a esse mecanismo de arrecadação. A proposta foi registrada na noite desta quinta-feira, 13, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além disso, o projeto de Cury inclui uma mudança na constituição brasileira do regime presidencialista para o semipresidencialista. Também propõe uma reforma no Supremo Tribunal Federal (STF) e na pasta das Relações Exteriores. Essas missões ficariam a cargo do vice da chapa Júlio Delgado.
🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa
🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲












