Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Na TV, Flávio foca segurança pública; Lula aposta na soberania

Candidato do PL promete endurecer penas e classificar facções como terroristas; petista associou patriotismo à defesa da indústria

2026|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Flávio e Lula 08/09 Montagem R7: Ricardo Stuckert/PR - 08.09.26; Vittor Sales - 07.09.26

A segurança pública foi o principal tema do horário eleitoral do candidato à Presidência da República exibido nesta segunda-feira (8). Flávio Bolsonaro (PL) concentrou seu tempo do horário eleitoral para falar sobre o combate ao crime organizado e propostas de endurecimento penal. Já Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dedicou a propaganda à soberania nacional, à defesa da indústria brasileira e à redução da dependência externa.

Flávio promete classificar facções como terroristas

Flávio Bolsonaro voltou a priorizar a pauta da segurança pública. O candidato afirmou que o crime organizado tem ampliado sua influência no país e que a verdadeira soberania seria devolver a sensação de segurança à população.


Entre as medidas anunciadas, Flávio defendeu a classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas, o aumento das penas para crimes patrimoniais e a redução da maioridade penal. O senador também prometeu quadruplicar a pena para furtos e roubos de celulares.

Flávio também voltou a citar o aumento dos preços nos supermercados, as taxas de juros elevadas e a carga tributária. O candidato relembrou sua atuação no Senado e reforçou a proposta do chamado “tesouraço”, plano que prevê cortes de gastos públicos e redução de impostos.


Lula fala em soberania e critica influência estrangeira

O programa de Lula teve como eixo central a defesa da soberania nacional. Com o slogan “traidores da pátria, nunca mais”, a campanha associou patriotismo à capacidade do país de produzir tecnologia, gerar empregos e tomar decisões sem interferência externa.

O presidente citou a necessidade de fortalecer setores estratégicos da economia e mencionou o chamado “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como exemplo de medidas que afetam a economia global.


A propaganda também abordou investimentos na área de defesa, destacando a retomada da produção de drones, embarcações da Marinha e aeronaves militares. Segundo a campanha, essas iniciativas contribuem para a criação de uma nova indústria nacional e para a geração de empregos qualificados.

Cury e Caiado

O candidato Ronaldo Caiado (PSD) dedicou praticamente todo o programa à segurança pública.


Entre as propostas apresentadas, Caiado prometeu confiscar o patrimônio de criminosos, dobrar a pena para casos de feminicídio e intensificar o combate ao tráfico de drogas nas regiões de fronteira. O candidato também defendeu uma política de “tolerância zero” contra organizações criminosas.

Augusto Cury (Avante) repetiu o programa exibido em dias anteriores, com foco em propostas para as periferias, incentivo ao empreendedorismo e ampliação do diálogo com a população.

Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.