Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2026! Notícias, Apuração de Votos em Tempo Real e Resultados | R7
‌

ONS fará operação preventiva para garantir energia durante as eleições

Distribuidoras deverão manter equipes de manutenção de sobreaviso

2026|Da Agência Brasil

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O ONS realizará um monitoramento preventivo para garantir o fornecimento de energia durante o primeiro turno das eleições de 2026.
  • Distribuidoras de energia devem manter equipes de manutenção de sobreaviso para emergências durante o período eleitoral.
  • Manutenções programadas que envolvam corte de carga devem ser evitadas para aumentar a segurança do sistema elétrico.
  • O plano inclui a troca de informações entre ONS, geradores, transmissores, distribuidores de energia e órgãos governamentais.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Operação será feita previamente para garantir energia Fernando Frazão/Agência Brasil/Fernando Frazão/Agência Brasil

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) adotará um monitoramento preventivo, da 0h deste sábado (3) até as 7h de segunda-feira (5), para garantir que não haja interrupções no fornecimento de energia elétrica durante o primeiro turno das eleições de 2026, marcado para o próximo domingo (4).

A operação será repetida no segundo turno, em 25 de outubro, com início no dia 24 e término no dia 26.

‌

Entre as medidas, está a solicitação para que as distribuidoras de energia deixem equipes de operação e manutenção de sobreaviso para casos de emergência.

O ONS também pede que sejam evitadas manutenções programadas que envolvam corte de carga ou risco de corte de carga e recomenda a operação do sistema elétrico com fluxos mais reduzidos, de forma a aumentar a segurança.

‌

O diretor-geral do ONS, Marcio Rea, disse que as medidas buscam dar proteção adicional à rede em um momento de grande relevância para o país.

Veja Também

“Essa atuação preventiva busca preservar a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional e garantir que o fornecimento de energia ocorra com estabilidade e segurança durante todo o processo de votação.”

‌

O plano operacional envolve ainda a troca de informações do ONS sobre o desempenho do sistema e eventuais ocorrências com geradores, transmissores e distribuidores de energia, além do Ministério de Minas e Energia, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).

Na segunda-feira (5), o ONS deve emitir um relatório com o resumo das informações técnicas sobre o desempenho da rede de operação do sistema elétrico, destacando os fatos relevantes que ocorreram durante a operação.

‌

A iniciativa atende à Resolução nº 001/2005 do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), que define que o ONS deverá propor medidas extras de segurança a fim de garantir o suprimento de energia elétrica em eventos de grande relevância.

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Search Box

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.