Para especialista, polêmica da Meta na campanha evidencia falha do TSE
‘Sabe quem ganha com tudo isso? A própria Meta’, comenta o cientista político Bruno Soller
2026|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O debate político está, em boa parte, nas mãos de entes privados, aponta o cientista político Bruno Soller, analista do instituto Real Time Big Data. Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (14), ele analisa a denúncia da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a gigante da tecnologia Meta, acusada de impulsionar de forma desproporcional o conteúdo de seu opositor no segundo turno das eleições, Flávio Bolsonaro.
“Você está ali, compra espaços, compra impulsionamento. Me parece que a Meta, como é uma empresa que quer lucro, para ela o que interessa é a polêmica. Quanto mais polêmica, mais engajamento, mais ela libera pessoas para curtirem, seguirem, e aquilo vai aumentando o faturamento dela”, pondera. O especialista defende que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) defina parâmetros mais claros para as campanhas nas plataformas digitais.
“O que me parece é que valeria um esforço do Tribunal Superior Eleitoral para tentar definir métricas muito claras com eles. ‘Olha, vai se ter impulsionamento, mas quando tem impulsionamento deste tipo é necessário se liberar, quando não é...’ e ter essa clareza de antemão da Meta. Talvez essa fosse uma coisa importante para o tribunal ter feito. E parece que não fez”, critica.
Soller destaca como a consolidação das redes sociais mudou a forma de fazer campanha política no Brasil e os riscos que o modelo apresenta para o debate democrático. “Sabe quem ganha com tudo isso? A própria Meta, porque as pessoas vão discutir lá dentro. Quanto mais falarem, quanto mais engajarem, quanto mais criticarem, quanto mais polêmica, melhor. É um novo mundo.”
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!















