PF investiga uso de broches com câmera para gravar votos
Encontrado com homem em Cabo Frio (RJ), dispositivo traz número de candidato na frente e adesivo que esconde câmera no verso
2026|Da Agência Brasil
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A PF (Polícia Federal) instaurou inquérito para investigar a distribuição e o uso de broches preparados com dispositivo eletrônico no município de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A suspeita da polícia é que os dispositivos seriam usados para gravar o voto dos eleitores na urna eletrônica.
Segundo a PF, os dispositivos, disfarçados de broches, têm na parte frontal o número do candidato e, na parte traseira, um adesivo que oculta a câmera com bateria.
Os materiais foram encontrados com um homem que teve o celular apreendido. Os equipamentos e o celular do homem — que optou por ficar em silêncio — foram apreendidos e serão submetidos à perícia técnica criminal para continuidade das investigações.
Por lei, é proibido entrar na cabine de votação com celulares, óculos inteligentes, câmeras fotográficas, filmadoras ou qualquer outro dispositivo eletrônico capaz de fotografar ou filmar o voto.
A vedação consta na Lei das Eleições e na Resolução nº 23.759/2026, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que dispõe sobre a participação de cidadãos no processo eleitoral. A medida, de acordo com o TSE, é uma forma de resguardar o sigilo do voto.
Balanço
De acordo com o último balanço da PF, até às 15h10 deste domingo, foram instaurados seis inquéritos policiais e lavrados 18 termos circunstanciados de ocorrência para apurar a prática de crimes eleitorais.
As ocorrências foram registradas nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Minas Gerais, Sergipe, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão, Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Pará, Santa Catarina, Piauí e no Distrito Federal.
Até o momento, 129 pessoas foram conduzidas, e foram apreendidos R$ 789,8 mil em bens e valores, sendo R$ 383,6 mil em espécie. Entre os principais crimes apurados estão a propaganda eleitoral irregular e a corrupção eleitoral, especialmente a compra de votos.
🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa
🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲














