PSOL contesta desistência de Garotinho e entra com recurso no TSE
Partido alega que a decisão que pode definir a eleição de Douglas Ruas (PL) no governo do Rio de Janeiro não pode ser unilateral
2026|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Diretório Estadual do PSOL no Rio de Janeiro entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contestando a desistência do recurso de Anthony Garotinho (Republicanos), que teve a candidatura ao governo do estado negada pelo TRE-RJ.
Segundo o partido, não cabe ao candidato decidir sobre o destino dos votos, e sim à Justiça Eleitoral. “Após a abertura das urnas, o ato unilateral do candidato jamais poderia modificar a natureza dos seus votos”, diz o recurso do PSOL.
Na véspera da eleição, a Justiça Eleitoral havia indeferido a candidatura de Garotinho e informado que os seus votos na urna seriam anulados. No domingo (4), dia da votação, o ministro Kassio Nunes, presidente do TSE, determinou que os votos de Garotinho continuariam sendo considerados para o cálculo dos percentuais dos candidatos até que a Corte tome uma decisão do caso.
Um dia após o pleito, Garotinho se manifestou nas redes sociais e disse que desistiu de entrar com recurso para manter a candidatura. “Eu enviei hoje cedo ao meu advogado, logo cedo pela manhã, essa carta de renúncia, deixando que agora o povo arque com as consequências que eles fizeram”, disse.
A medida influi diretamente no resultado da eleição no Rio de Janeiro. Douglas Ruas (PL) terminou em primeiro com 49,27% dos votos, contra 42,7% de Eduardo Paes (PSD), o que levou a disputa para o segundo turno. Garotinho teve 3,17% dos votos válidos, entrando no cálculo final. Mas, se os 274.411 votos dele não forem computados, Ruas teria mais da metade dos votos válidos e acabaria eleito no primeiro turno.
O TSE deverá dar um posicionamento sobre o caso até esta quarta-feira (7).
🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa
🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲













