Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Quem são os vices dos candidados à Presidência nas eleições 2026?

Rol de candidatos inclui presidentes de partido, senadores e deputados

2026|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Geraldo Alckmin (PSB) é o atual vice-presidente do Brasil e candidato à reeleição na chapa de Lula (PT).
  • Alfredo Gaspar (PL) é deputado federal e candidato a vice na chapa de Flávio Bolsonaro (PL).
  • Gilberto Kassab (PSD) é o presidente nacional do PSD e candidato a vice na chapa de Ronaldo Caiado (PSD).
  • Aroldo Medina (Missão) é tenente-coronel da reserva da Brigada Militar e candidato a vice na chapa de Renan Santos (Missão).
  • Eduardo Girão (Novo) é senador pelo Ceará e candidato a vice na chapa de Romeu Zema (Novo).

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Candidatos à vice-presidência do Brasil
13 chapas à Presidência foram oficializadas Agência Brasil/Valter Campanato 16.07.2026; Flickr Flávio Bolsonaro/Vittor Sales - 05.08.2026; Divulgação/PSD - 30.03.2026; Reprodução/Instagram @coronelmedina14 - 25.09.2024; Agência Senado/Carlos Moura - 07.07.2026

Quem são os candidatos ao cargo de vice-presidente do Brasil nas Eleições de 2026? Apesar de estarem, muitas vezes, distantes dos holofotes, os postulantes ao cargo participam intensamente das campanhas e costumam ocupar o cargo mais alto da República — mesmo que por alguns dias — durante viagens ou outros tipos de afastamento do presidente.

Desde a redemocratização, três vice-presidentes eleitos assumiram definitivamente a presidência. Foram eles:


  • José Sarney, que foi vice-presidente eleito na chapa de Tancredo Neves, em 1985;
  • Itamar Franco, originalmente vice de Fernando Collor de Mello, em 1989;
  • E, por fim, Michel Temer, que foi vice de Dilma Rousseff, eleita em 2010 e reeleita em 2014.

Por isso, é importante que o eleitor conheça os nomes que compõem as chapas na corrida ao Planalto.

Veja Também

Geraldo Alckmin (PSB) - Chapa de Lula (PT)

Atual vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB) é candidato à reeleição na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva. Nascido em Pindamonhangaba, em 1952, Alckmin iniciou a trajetória política já aos 20 anos, quando se tornou vereador de sua cidade natal pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro). É formado em medicina, com especialidade em anestesiologia, e professor universitário.


Foi prefeito de Pindamonhangaba, deputado estadual e deputado federal, tendo participado da Assembleia Nacional Constituinte. Foi vice-governador de São Paulo entre 1995 e 2001, no governo Mário Covas, e assumiu o mandato quando Covas faleceu. Foi eleito para o Palácio dos Bandeirantes outras três vezes: 2002, 2010 e 2014. Disputou as eleições presidenciais de 2006 e 2018 e se tornou vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços em 2023.

Alfredo Gaspar (PL) - Chapa de Flávio Bolsonaro (PL)

Nascido em Maceió, Alagoas, em 1970, Alfredo Gaspar tem 56 anos e está no primeiro mandato como deputado federal. Foi o segundo mais votado do estado nas eleições de 2022, com mais de 102 mil votos.


Formado em direito, Gaspar construiu carreira como promotor de Justiça do Ministério Público de Alagoas e foi procurador-geral de Justiça. O candidato ainda ocupou o cargo de Secretário de Segurança Pública de seu estado em duas ocasiões: entre 2015 e 2016 e entre 2021 e 2022. Ganhou projeção nacional como relator da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) criada em 2025 para investigar o escândalo do INSS.

Gilberto Kassab (PSD) - Chapa de Ronaldo Caiado (PSD)

Presidente nacional e fundador do PSD, Gilberto Kassab tem uma longa trajetória na política brasileira. Nascido na capital paulista em 1960, Kassab tem 66 anos, é formado em engenharia e economia pela USP e está na vida pública há quatro décadas.


Em 1992, foi eleito para o primeiro cargo eletivo na Câmara Municipal de São Paulo. Dois anos depois, tornou-se deputado estadual. Foi deputado federal por dois mandatos (de 1999 a 2005), vice-prefeito e prefeito da capital paulista entre 2005 e 2012.

Já exerceu cargos de secretário municipal de Planejamento, de ministro das Cidades e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e de secretário estadual de Governo e Relações Institucionais. Fundou o PSD em 2011.

Coronel Medina (Missão) - Chapa de Renan Santos (Missão)

Gaúcho nascido em Santana do Livramento em 1964, Aroldo Medina é tenente-coronel da reserva da Brigada Militar. Possui formação em ciências militares e jornalismo e especialização em segurança pública, administração e planejamento para redução de desastres.

Foi oficial da Polícia Militar por quase 30 anos, bombeiro militar e chefe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Disputa eleições desde 2002, quando concorreu ao governo gaúcho pelo PL (Partido Liberal). Disputou a prefeitura de Canoas em 2004 pelo extinto PFL (Partido da Frente Liberal) e o governo do estado em 2010 pelo também extinto PRP (Partido Republicano Progressista). Tentou ainda se eleger deputado estadual em 2014 e 2018 e vereador de Porto Alegre em 2024.

Eduardo Girão (Novo) - Chapa de Romeu Zema (Novo)

Senador da República pelo estado do Ceará, Eduardo Girão nasceu em Fortaleza em 1972 e é empresário dos ramos de segurança privada e hotelaria. Fundou, em 2004, a Associação Estação da Luz, organização voltada para projetos sociais e produções audiovisuais.

Antes de ser eleito em 2018, Girão já frequentava o Congresso Nacional em manifestações civis. Foi presidente do Fortaleza Esporte Clube entre junho e dezembro de 2017, quando o clube foi vice-campeão da Série C. Foi eleito para o Senado Federal pelo extinto Pros (Partido Republicano da Ordem Social) com 1,325 milhão de votos. Em 2023, filiou-se ao partido Novo.

Search Box

Júlio Delgado (Avante) - Chapa de Augusto Cury (Avante)

Deputado federal por seis mandatos, Júlio Delgado nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1966. O advogado de 59 anos assumiu como suplente seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados em 1999. Ele é formado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Esteve na Câmara em mandatos consecutivos entre 2003 e 2023, sendo eleito por Cidadania e PSB (Partido Socialista Brasileiro). Em 2022, tentou se reeleger pelo PV (Partido Verde), mas não teve sucesso. Em 2024, tentou a prefeitura de Juiz de Fora pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), mas também não venceu o pleito.

Raquel Brício (UP) - Chapa de Samara Martins (UP)

Ribeirinha, nascida no município de Moju, no Pará, Raquel Brício já está na sua quarta disputa eleitoral em seis anos. Formada em gestão de recursos humanos, ela é moradora de Belém, trabalha como guarda portuária da Companhia Docas do Pará e preside o Sindicato dos Trabalhadores Portuários do Pará e Amapá.

Envolveu-se com a política a partir do movimento estudantil no Instituto Federal do Pará (IFPA) e disputa eleições pela Unidade Popular (UP) desde o primeiro pleito em que o partido competiu, em 2020. Tentou a cadeira de vereadora de Belém, deputada estadual, prefeita e agora tenta a vice-presidência do país.

Tenente Dalma (PRTB) - Chapa de Leonardo Avalanche (PRTB)

Dalma Regina Florêncio de Morais é 2ª Tenente da reserva da Polícia Militar do Estado de Goiás. Ela tem quase 40 anos de corporação e cumpriu a função de diretora administrativa da União dos Militares de Goiás. Goiana, nascida em Ceres, Tenente Dalma disputa sua primeira eleição.

Fabiana Torquato (DC) - Chapa de Clariana Barão (DC)

Fabiana Torquato é outra que disputa sua primeira corrida eleitoral. Formada em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, Fabiana Cristina Tavares Torquato é advogada especialista em regularização fundiária e direito imobiliário.

Já atuou como diretora de Regularização Rural da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), como coordenadora de Incorporação na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e, posteriormente, como superintendente do Patrimônio da União no Distrito Federal. Já foi também assessora parlamentar na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal.

Vanessa Portugal (PSTU) - Chapa de Hertz Dias (PSTU)

Nascida em Boa Esperança, Minas Gerais, Vanessa Portugal Barbosa (PSTU) tem 56 anos e já disputou uma dezena de eleições pelo seu partido. Vanessa é professora da rede municipal de ensino de Belo Horizonte há quase 30 anos e dirigente sindical da categoria.

Formada em Biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Vanessa Portugal já disputou pelo menos 12 outros cargos eletivos pelo PSTU. Ela já tentou governo de Minas Gerais, prefeitura de Belo Horizonte, vaga na Câmara Municipal de BH, na Assembleia Legislativa e no Senado Federal.

Cleusa Santos (PCB) - Chapa de Edmilson Costa (PCB)

Cleusa Santos (PCB) tem 70 anos e uma trajetória ligada à universidade e à pesquisa. Nascida em Goiânia, Goiás, em 1956, a candidata é professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi docente da Escola de Serviço Social.

Doutora em Serviço Social pela PUC-SP, Cleusa virou professora universitária ainda na década de 1980, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Na UFRJ, começou sua trajetória em 1996 e foi professora da graduação, pós-graduação e coordenou grupos de pesquisa. Atuou no movimento sindical em associações de docentes universitários e disputou a eleição de 2024, concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal de Santos pelo PCB.

Antônio Carlos (PCO) - Chapa de Rui Costa Pimenta (PCO)

Antônio Carlos Silva (PCO) nasceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, em 1962 e é professor da rede pública estadual de São Paulo há mais de 30 anos. É formado em matemática e um dos dirigentes do Partido da Causa Operária.

O candidato participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro na década de 1980 e chegou a ser candidato a deputado constituinte pelo partido. Atuando há mais de 45 anos no movimento sindical, participou da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e é diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

Já disputou diversas eleições, concorrendo às prefeituras de Piracicaba, Rio de Janeiro e São Paulo, além de tentar cadeira no Senado Federal e na Câmara dos Deputados.

Suêd Haidar (Democrata) - Chapa de Wilson Grassi (Democrata)

Presidente nacional do partido Democrata, antigo PMB (Partido da Mulher Brasileira), Suêd Haidar é nascida em São Luís Gonzaga do Maranhão em 1958. Mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 1970, onde começou a se envolver com a política no PDT (Partido Democrático Trabalhista).

Em 2008, fundou o PMB, que alterou o nome para Democrata em dezembro de 2025. Nas redes sociais, a candidata se apresenta como “mulher, preta, mãe e brasileira”. Já disputou a Prefeitura do Rio de Janeiro e vagas na Câmara Municipal, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.