Rafael Fonteles (PT) é reeleito governador do Piauí
Candidato vence a disputa no primeiro turno e segue para segundo mandato à frente do estado
2026|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Rafael Fonteles (PT) foi reeleito neste domingo (4) governador do Piauí. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o atual governador obteve mais da metade dos votos válidos, definindo a eleição ainda no primeiro turno.
O Piauí é o 16° colégio eleitoral do país em número de votos e o sexto maior da região Nordeste, com 2,7 milhões de eleitores, o equivalente a 1,71% do eleitorado nacional.
Quem é Rafael Fonteles (PT)
Governador eleito em 2022, Rafael Fonteles tem 41 anos e assumirá o segundo mandato à frente do governo piauiense.
Ele nasceu na capital do estado, Teresina, e vem de uma família com trajetória política. Seu pai, Nazareno Fonteles, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Piauí e exerceu mandatos como deputado estadual e federal pelo partido.
Rafael Fonteles é filiado ao PT desde jovem, seguindo os passos do pai. O governador reeleito é formado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí e tem mestrado em Economia e Matemática. Também atuou como professor, empreendedor e consultor de investimentos.
Aos 29 anos, assumiu a Secretaria da Fazenda do estado na gestão do atual senador e ministro petista Wellington Dias. Permaneceu à frente da Fazenda estadual entre 2015 e 2022, quando foi lançado como sucessor de Dias nas eleições de quatro anos atrás.
Fonteles foi eleito em 2022, também no primeiro turno, com 57,17% dos votos.
Vice-governador
Advogado, professor e ex-juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, Washington Bandeira (PT) foi eleito vice-governador do Piauí na chapa de Rafael Fonteles. Graduado em Direito pela UnB (Universidade de Brasília), é pós-graduado em Direito pela PUC-SP e mestre pela Escola de Direito do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público).
Antes de entrar para a política, Bandeira construiu carreira na magistratura trabalhista. Em 2023, deixou o cargo de juiz para assumir a Secretaria de Estado da Educação do Piauí, durante a gestão de Fonteles. Permaneceu à frente da pasta até o fim de 2025.
🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa
🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲















