Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lauana Prado: 'a próxima meta é a carreira internacional. Carinho do fã no Brasil torna a missão natural'

No dia do lançamento do single Tanto Faz, com Xand Avião, do novo DVD, Ao Vivo em Brasília, cantora detalha ao R7 o projeto, o mais ambicioso da carreira, repassa a trajetória e revela planos futuros

Entrevista|Eduardo Marini, do R7

Lauana: produção esmerada, ousadia no figurino e parcerias no DVD ao vivo
Lauana: produção esmerada, ousadia no figurino e parcerias no DVD ao vivo Lauana: produção esmerada, ousadia no figurino e parcerias no DVD ao vivo

Mayara Lauana Pereira e Vieira do Prado. Os fãs conhecem essa cantora goiana de nome pomposo e voz poderosa apenas como Lauana Prado. Filha de uma psicóloga e de um advogado, nascida em Goiânia e criada em Araguaína, no estado do Tocantins, Lauana, 33 anos, estourou na cena nacional em 2018, com o sucesso Cobaia. Depois vieram Zap, Pegada Fraca e outros mais.

O reconhecimento bateu no teto em 2022, com a indicação de Natural para o Grammy de melhor álbum de música sertaneja. Tantos bons resultados a fizeram acumular mais de 3 milhões de inscritos no YouTube e de 3,5 milhões de ouvintes mensais na plataforma Spotify.

No dia 11 de janeiro, Lauana lançou o clipe de Tanto Faz, com participação de Xand Avião, uma das 18 músicas inéditas de novo álbum, Ao Vivo em Brasília. No mesmo dia, conversou com o R7 ENTREVISTA sobre este novo trabalho, sua trajetória e projetos futuros. Sucesso garantido. Acompanhe:

Ao lado de Xand Avião no recém-lançado Tanto Faz, primeiro single do projeto
Ao lado de Xand Avião no recém-lançado Tanto Faz, primeiro single do projeto Ao lado de Xand Avião no recém-lançado Tanto Faz, primeiro single do projeto

Dê um resumo de sua trajetória.

Publicidade

Sou formada em Publicidade e estudei também jornalismo. Nasci em Goiânia, filha de um advogado goiano e de uma psicóloga mineira, e fui criada em Araguaína, no Estado do Tocantins. Mesmo não tendo nenhum parente próximo ligado à música, estou há 17 anos neste universo. Comecei cantando em bar e fui vocalista de banda de baile. O DVD que tem a música Cobaia projetou meu trabalho para a cena nacional. Depois vieram Pegada Fraca, Zap e outros sucessos. Desde então desenvolvo essa carreira na música sertaneja com influências pop e da música nordestina, até chegar ao projeto audiovisual que inclui o DVD Ao Vivo em Brasília, dos shows atuais, que reforço neste momento no lançamento do clipe de Tanto Faz, com participação do Xand Avião.

O sertanejo se transformou%2C no Brasil e nos Estados Unidos%2C em mais um pilar da música pop. Se pensarmos bem%2C isso era inevitável com a globalização%2C internet e a aproximação dos universos urbanos e rurais pelas comunicações cada vez mais aceleradas e acessíveis. Foi um movimento natural para um estilo com a popularidade do sertanejo em um país tão grande e de vários cenários com o Brasil

(LAUANA PRADO)

O sertanejo brasileiro e o country americano incorporaram muita coisa do universo pop/rock e da música urbana. Shows megaproduzidos, riqueza visual, figurinos muito bem cuidados, letras falando de carrões, celular, avião, led, computadores, universo digital. Essa música ainda pode ser chamada de sertaneja?

Publicidade

O sertanejo se transformou, no Brasil e nos Estados Unidos, em mais um pilar da música pop. Se pensarmos bem, isso era inevitável com a globalização, internet e a aproximação dos universos urbanos e rurais pelas comunicações cada vez mais aceleradas e acessíveis. Foi um movimento natural para um estilo com a popularidade do sertanejo em um país tão grande e de vários cenários com o Brasil. No meu caso, hoje moro em São Paulo e vou para todos os cantos do país. Meu trabalho possui esses componentes com influência pop/rock que você mencionou. A música Tanto Faz, que tem o clipe lançado agora, por exemplo, traz claras referências pop e também da música nordestina com influência eletrônica e forró nas batidas e na harmonia. As colaborações e parcerias entre representantes de estilos diferentes também contribuiu decisivamente para essa combinação, que acho muito interessante e busco sempre.

E a música Tanto Faz?

Publicidade

Ela fala sobre alguém que está se apaixonando mas não entende exatamente o que é aquilo. Mas, a rigor, tanto faz, porque o importante é vivenciar bem o momento, com honestidade. É divertida, alegre. Trata dos apelos que seduzem as novas gerações adeptas da vida de solteiro. A letra revela de uma pessoa com um envolvimento emocional sem saber se aqueles momentos chegarão a um relacionamento sério. Ainda assim ela se revela disposta a continuar a viver aquela aventura. Por isso, fala que ‘tanto faz’: o coração bate forte, mas a cama bate mais. É divertida, agrada o pessoal amante da dança e a participação do Xand é perfeita. Adoro o trabalho dele. Acho que a galera vai se divertir muito com essa moda.

Capa do álbum: investimento forte em projeto audiovisual ambicioso
Capa do álbum: investimento forte em projeto audiovisual ambicioso Capa do álbum: investimento forte em projeto audiovisual ambicioso

Os novos DVD e show são os mais bem cuidados de sua carreira, não é mesmo?

Publicidade

Sem dúvida. O DVD foi gravado ao vivo em Brasília, numa noite memorável para mim, em novembro de 2022. Após o isolamento gerado pela pandemia, os artistas estavam com saudade do público e o público, dos artistas, e eu me incluo nisso. Não por acaso a gente está vendo o lançamento de tantos projetos ao vivo. A última vez em que tive público nos shows foi com o Natural, que foi indicado ao Grammy de melhor álbum de música sertaneja. Agora, em Brasília, houve uma sensação de liberdade, todo mundo vacinado, podendo ficar perto um do outro.

O repertório do novo DVD é diverso%2C popular%2C com leveza%2C boas histórias e linguagem moderna. Estou muito feliz com o resultado e ansiosa para sentir a repercussão nesses primeiros momentos de lançamento do DVD. O show de 2022%2C que ainda estamos fazendo%2C será modificado para incorporar várias dessas músicas inéditas

(LAUANA PRADO)

São 18 músicas inéditas no DVD, não é?

Exato. Além do Xand Avião, temos as participações excelentes de Diego e Victor Hugo, Guilherme & Benuto e Sorriso Maroto. O figurino é assinado por Thidy Alvis. Ivan Miyazato assina a produção musical do espetáculo e a equipe do Luiz Fernando Trevisan, o Catatau, responde pela direção de vídeo e o desenvolvimento do cenário. O fato de ter gravado em Brasília tem um significado importante para mim por amar a cidade e ter vivido ali perto, em Goiás. O repertório é diverso, popular, com leveza, boas histórias e linguagem moderna. Estou muito feliz com o resultado e ansiosa para sentir a repercussão nesses primeiros momentos de lançamento do DVD. O show de 2022, que ainda estamos fazendo, será modificado para incorporar várias dessas músicas inéditas.

Qual é o seu principal projeto de carreira para o futuro?

Tenho muita vontade de explorar o mercado internacional. Depois da recepção carinhosa e generosa dos brasileiros, acho que esse caminho é natural. Existem algumas iniciativas em andamento, criação de relacionamento com artistas e produtores, essas coisas. A própria indicação ao Grammy no ano passado me proporcionou a oportunidade de conhecer pessoas importantes dos mercados latino e mundial. É um passo que desejo dar. Não deverá ser em curtíssimo prazo, é um movimento largo, precisa ser bem construído, mas eu e meu time estamos certos de que esse momento está sendo construído até mais rapidamente do que imaginávamos. Aém disso, irei me dedicar em 2023 ao lançamento de outros vídeos desse DVD – Tanto Faz foi só o primeiro – e ao Projeto Raiz, um álbum com classicos do sertanejo e da música das décadas de 1980 e 1990.

Muito obrigado.

O agradecimento ao R7 é meu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.