Logo R7.com
RecordPlus

Análise: visita à China frustra Trump, que queria voltar aos EUA com ‘boas notícias’

Ao colocar Taiwan em pauta, chineses fream outras discussões e demonstram que só fazem acordos ‘de igual para igual’

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Trump saiu frustrado das reuniões com Xi Jinping após visitar a China.
  • Esperava retornar com boas notícias, mas a postura chinesa em relação a Taiwan frustrou suas expectativas.
  • A China enfatizou que só faz acordos de igual para igual, sem concessões unilaterais.
  • Apesar do tom cordial, nenhum grande acordo foi anunciado entre os dois países durante a visita.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encerrou as reuniões com Xi Jinping frustrado, avalia o especialista em segurança e estratégia internacional Ricardo Cabral. Em entrevista ao Conexão Record News, ele diz que o republicano desejava voltar da China, onde cumpriu agendas oficiais ao longo da semana, com boas notícias para os norte-americanos — entre os quais crescem seus índices de rejeição.

No entanto, a resistência chinesa a concessões, especialmente quando se trata de Taiwan, desapontou as expectativas. Trump deixou o país nesta sexta-feira (15) após cumprir um último compromisso — o tradicional “encontro do chá” da diplomacia chinesa, no qual os líderes costumam debater os temas mais delicados.


Donald Trump
Tom público entre Trump e Xi é cordial, sem nenhum grande acordo anunciado Evan Vucci/Pool/Reuters - 15.05.2026

O apoio diplomático e as relações comerciais dos EUA com a ilha teriam sido uma das principais pautas da reunião. Ao já começar colocando a questão na mesa, Cabral argumenta que os chineses pretendiam obstruir outras discussões já encaminhadas e reforçar sua posição.

“A China está mandando para os Estados Unidos a seguinte mensagem: nós não fazemos concessões, nós fazemos acordos de igual para igual. Nós somos parceiros e não tem um ser superior ao outro. Esse talvez tenha sido o principal recado e por isso ele começou com Taiwan.”


Até agora, o tom público entre Trump e Xi tem sido cordial, ainda que, na prática, nenhum grande acordo tenha sido anunciado por ambos. Antes de embarcar de volta para casa, o presidente norte-americano só disse que “muitos problemas” foram resolvidos e que o chinês se “tornou um amigo”.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.