Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conselho de Segurança da ONU convoca reunião de emergência

Encontro emergencial irá abordar a tomada da maioria das províncias do Afeganistão pelo movimento radical Talibã

Internacional|

ONU convocou reunião para debater Afeganistão após tomada do país pelo Talibã
ONU convocou reunião para debater Afeganistão após tomada do país pelo Talibã ONU convocou reunião para debater Afeganistão após tomada do país pelo Talibã

O Conselho de Segurança da ONU terá nesta segunda-feira (16) uma reunião de urgência para abordar a tomada da maioria das províncias do Afeganistão pelos talibãs e a fuga do presidente do país, Ashraf Ghani, segundo apurou a Agência EFE.

Integrantes das missões da Estônia e da Noruega nas Nações Unidas, atualmente encarregadas dos assuntos para o Afeganistão no Conselho de Segurança, informaram que a reunião acontecerá às 11h (de Brasília) e que haverá uma breve participação do secretário-geral da agência, o português Antonio Guterres.

Leia também

A tomada de grande parte do território afegão pelos talibãs aconteceu pouco depois que, em maio, efetivos dos Estados Unidos e da Otan começaram a fase final da retirada do Afeganistão, entregando todas as bases militares que mantinham para forças do governo local.

Na última sexta-feira (13), Guterres havia clamado aos talibãs para que interrompessem a ofensiva e negociassem com as autoridades afegãs e ainda alertando que uma tomada de poder à força poderia gerar mais guerra ou um total isolamento internacional.

Publicidade

Apesar disso, os insurgentes tomaram Cabul após a fuga do presidente do país, alegando que assim evitariam saques em meio à saída das forças de segurança. O governo dos Estados Unidos transferiu neste domingo o pessoal da Embaixada do país na capital afegã para o aeroporto da cidade, como forma de manter a operação "segura" diante do avanço dos talibãs.

Outros países ocidentais adotaram a mesma estratégia de transferência da representação diplomática para o aeroporto de Cabul. Ghani, no entanto, culpou os EUA pela crise no Afeganistão, alegando se tratar do resultado da saída repentina das tropas internacionais.

" gallery_id="61196020ca9084c320001ace" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/conselho-de-seguranca-da-onu-convoca-reuniao-de-emergencia-15082021"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.