Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Forças de Defesa de Israel avançam ao sul da Faixa de Gaza após trégua com terroristas do Hamas

Imagens nas redes sociais já mostram tanques israelenses em combate na parte norte da cidade de Khan Younis

Internacional|

Exército de Israel realiza operação neste domingo (3) em local não especificado em Gaza
Exército de Israel realiza operação neste domingo (3) em local não especificado em Gaza Exército de Israel realiza operação neste domingo (3) em local não especificado em Gaza

O chefe do Estado-Maior do Exército de Israel, tenente-general Herzi Halevi, afirmou neste domingo (3) que suas tropas estão expandindo suas operações contra os terroristas do Hamas em direção ao sul da Faixa de Gaza, em áreas onde até agora não tinham entrado forças terrestres.

“Lutamos forte e exaustivamente no norte da Faixa, e agora estamos fazendo isso no sul”, declarou Halevi, após nas últimas horas ter sido ordenada a evacuação de vários bairros da cidade de Khan Younis, no sul, de onde muitas pessoas estão se deslocando agora para a cidade de Rafah, na fronteira com o Egito.

Nas últimas horas surgiram nas redes sociais informações e imagens ainda não verificadas em que tanques israelenses são vistos em combate na parte sul da Cidade de Gaza e na parte norte de Khan Younis.

Na sua coletiva de imprensa diária, o porta-voz do Exército israelense, contra-almirante Daniel Hagari, confirmou que as tropas estão expandindo sua ofensiva terrestre por "todas as áreas da Faixa".

Israel está em guerra contra o Hamas, que comanda a Faixa de Gaza, desde 7 de outubro, quando integrantes desse grupo espalharam o terror em território israelense, massacrando 1.200 pessoas e sequestrando outras 240, que foram levadas para cativeiros subterrâneos em Gaza. A maioria das vítimas é civil, incluindo mulheres, crianças e idosos.

Trégua rompida

Desde que a trégua foi rompida na sexta-feira (1º), o Exército israelense intensificou seus bombardeios nas zonas central e meridional do enclave, áreas onde as tropas deverão concentrar suas operações nos próximos dias, depois de assumirem o controle da maior parte da zona norte do território, incluindo a cidade de Gaza, como parte da sua ofensiva terrestre iniciada em 27 de outubro.

Segundo Halevi, essa ofensiva terá a mesma força que a realizada no norte, “e os comandantes do Hamas enfrentarão o Exército israelense em todos os lugares”.

Segundo analistas e meios de comunicação, as operações israelenses em direção ao sul de Gaza terão de ser mais precisas e focadas, em parte devido à grande presença da população civil palestina deslocada do norte.

Nos últimos dias, após uma nova visita a Israel, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, quis ter mais detalhes sobre os planos militares de Israel no sul de Gaza e pediu a esse país que proteja ao máximo a vida dos civis nessa fase da guerra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.