Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Investigação na Suécia revela que explosões que afetaram gasodutos Nord Stream foram sabotagem

Estruturas ligam a Rússia com a Alemanha e estão envolvidas em tensão geopolítica desde o início da guerra na Ucrânia

Internacional|

Homem trabalha nas instalações do gasoduto Nord Stream 1 em Lubmin, na Alemanha
Homem trabalha nas instalações do gasoduto Nord Stream 1 em Lubmin, na Alemanha Homem trabalha nas instalações do gasoduto Nord Stream 1 em Lubmin, na Alemanha

As explosões que afetaram em setembro os gasodutos Nord Stream 1 e 2 no Mar Báltico, construídos para transportar gás russo na Europa, foram uma sabotagem, anunciou nesta sexta-feira (17) o procurador responsável pela investigação preliminar na Suécia.

"As análises feitas mostram restos de explosivos em vários dos objetos estranhos encontrados", afirma em um comunicado o procurador Mats Ljungqvist, que comanda a investigação preliminar aberta após a descoberta, no fim de setembro, de quatro grandes vazamentos de gás nos gasodutos que ligam a Rússia com a Alemanha.

"A continuidade da investigação preliminar mostrará se alguém pode ser processado", acrescentou a promotoria.

Duas avarias foram registradas na zona econômica da Suécia e duas na da Dinamarca. As inspeções preliminares submarinas reforçaram as suspeitas de uma sabotagem, pois os vazamentos foram precedidos por explosões, segundo os investigadores. 

Publicidade

No fim de outubro, o consórcio Nord Stream, que tem a empresa russa Gazprom como acionista majoritário, enviou um navio civil de bandeira russa para inspecionar a zona sueca. 

Leia também

Em novembro, o Nord Stream também recebeu autorização para inspecionar a zona dinamarquesa e uma investigação ainda está em curso. 

Publicidade

Os dois gasodutos estão no meio da tensão geopolítica desde o início da guerra na Ucrânia, agravada pela decisão da Rússia de interromper o fornecimento de gás àa Europa em represália às sanções ocidentais. 

Artista de rua faz grafites em locais destruídos por bombardeios russos na Ucrânia

" gallery_id="637549a8416eb95e4800055c" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/investigacao-na-suecia-revela-que-explosoes-que-afetaram-gasodutos-nord-stream-foram-sabotagem-18112022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.