Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Liga Árabe rejeita plano de paz por não atender a aspirações palestinas

O grupo de países árabes pediu aos EUA que se comprometessem com as referências internacionais para que se chegue a um processo de paz justo

Internacional|Da EFE

Abbas, presidente da Palestina, acredita que o plano de paz não é justo
Abbas, presidente da Palestina, acredita que o plano de paz não é justo Abbas, presidente da Palestina, acredita que o plano de paz não é justo

A Liga Árabe rejeitou neste sábado (1), em reunião extraordinária, o plano de pazapresentado nesta semana pelos Estados Unidos. A liga considera que as ideias sugeridas pelo governo de Donald Trump não atendem às aspirações dos palestinos e não levam em conta as referências legais em que as negociações se basearam até agora.

Leia mais: Palestina avisa que não entrará na história por 'vender Jerusalém'

No final da sessão dos ministros de Relações Exteriores dos países que compõem o bloco no Cairo, o órgão pan-árabe emitiu uma nota na qual afirma sua rejeição do acordo. "Não cumpre os direitos e aspirações mínimas do povo palestino", disse a Liga Árabe em comunicado.

"O plano também contradiz as referências ao processo de paz, que até agora tem sido baseado no direito internacional e nas resoluções relevantes das Nações Unidas", acrescenta a nota.

Publicidade

O grupo de países árabes pediu aos EUA que se comprometessem com as referências internacionais para que se chegue, segundo o texto, a um processo de paz "justo, contínuo e abrangente".

Leia também

A Liga Árabe lembrou uma dessas referências mais proeminentes: as fronteiras de 1967, que deveriam marcar um futuro Estado palestino independente com Jerusalém Oriental como sua capital, mas que o novo plano de Trump ignora.

Publicidade

O plano apoia a anexação de Israel ao Vale do Jordão, que constitui cerca de 30% do território da Cisjordânia, e reconhece Jerusalém como a capital israelense.

A futura capital palestina estaria localizada nos subúrbios de Jerusalém, a leste e norte do muro israelense, que incluem Kafr Aqab, a parte leste de Shuafat e Abu Dis, bairros separados e deprimidos da cidade.

Este é o ponto mais controverso e inevitável para os palestinos, como afirmou o próprio presidente Mahmoud Abbas, que hoje declarou solenemente perante a sessão plenária da Liga Árabe que não ficará na história por "vender Jerusalém".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.