Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Massacre no sul do México deixa 20 mortos, incluindo prefeito

Desde 2000, mais de 90 prefeitos foram assassinados no país, que vive uma constante luta contra cartéis de drogas

Internacional|

Fachada da prefeitura de San Miguel Totolapan ficou marcada por marcas de bala após ataque
Fachada da prefeitura de San Miguel Totolapan ficou marcada por marcas de bala após ataque Fachada da prefeitura de San Miguel Totolapan ficou marcada por marcas de bala após ataque

O Ministério Público de Guerrero, um dos estados mais violentos do México, informou que o prefeito da comunidade de San Miguel Totolapan e outras 19 pessoas foram assassinadas na última quarta-feira (6) em um ataque.

O prefeito Conrado Mendoza, do PRD (Partido da Revolução Democrática), estava no palácio municipal quando foi atacado por homens armados a plena luz do dia.

"Segundo informações da Ministério Público, houve 20 vítimas, incluindo o prefeito do município e seu pai", que também foi prefeito de San Miguel Totolapan, declarou em entrevista coletiva Ricardo Mejía, subsecretário de Segurança Pública.

O secretário-geral da prefeitura de San Miguel Totolapan, Freddy Vázquez, disse à imprensa que um grupo armado entrou atirando no palácio municipal e que o prefeito foi morto enquanto estava em uma reunião de trabalho "em uma casa", também invadida.

Publicidade

"Uma operação teve início para localizar e deter os responsáveis pelo ataque armado", informou em um comunicado a Coordenação para a Construção da Paz, organismo com a presença de autoridades estaduais e federais.

O PRD condenou o "assassinato covarde" do prefeito. "Exigimos justiça, basta de impunidade", afirma a mensagem do partido.

Publicidade

A governadora de Guerrero, Evelyn Salgado, do partido Morena (Movimento Regeneração Nacional), também condenou o ataque e prometeu uma investigação rápida.

"Não haverá impunidade diante da agressão contra o prefeito", afirmou.

Publicidade

De acordo com um balanço da consultoria Etellekt, com a morte de Mendoza o México registra 94 prefeitos assassinados desde o ano 2000.

Os criminosos, segundo a imprensa local, integram o grupo 'Los Tequileros', do estado de Jalisco, aliados do poderoso cartel Jalisco Nova Geração. A fachada do palácio municipal de San Miguel Totolapan ficou com dezenas de marcas de tiros.

O grupo 'Los Tequileros' atuou na região há alguns anos, em particular com sequestros para pedidos de resgate, mas sua influência caiu a partir de 2018, após a morte de um dos líderes em um confronto com a polícia.

Segundo a imprensa, mensagens circularam na comunidade há alguns dias com ameaças de que o grupo retornaria a San Miguel Totolapan.

Leia também

Após o ataque, os acessos à localidade, de cerca de 4.300 habitantes foram bloqueadas com caminhões e ônibus.

Há mais de duas décadas, Guerrero, na costa do Pacífico e um dos estados mais pobres do país, é abalado pela violência de grupos rivais que tentam controlar o tráfico de drogas e o cultivo de papoula e maconha.

O México registra mais de 340 mil assassinatos, a maioria atribuídos às organizações criminosas, desde o início de uma polêmica ofensiva militar antidrogas em dezembro de 2006.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.