Logo R7.com
RecordPlus

“Palestinos recusaram paz 65 anos atrás” diz diplomata israelense na ONU

Discurso antecedeu votação na ONU em Nova York que mudou status da Palestina

Internacional|Do R7, com agências internacionais

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Ministro das relações exteriores israelense, Avigdor Lieberman, durante votação na ONU
Ministro das relações exteriores israelense, Avigdor Lieberman, durante votação na ONU

A Assembleia Geral das Nações Unidas iniciou nesta quinta-feira (29) um histórico debate que aprovou a admissão de um Estado palestino com status de observador na organização.

Durante seu discurso, o ministro das relações exteriores israelense, Avigdor Lieberman, afirmou que os palestinos já tiveram a oportunidade de paz, fazendo referência às propostas anteriores.


— Palestinos recusaram paz 65 anos atrás.

Após a exposição do presidente Mahmud Abbas, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu criticou a posição palestina e afirmou que o discurso feito pelo palestino foi “hostil e venenoso”. 


Cenas de crueldade em Gaza explicam ações militares israelenses

Sucesso do cessar-fogo em Gaza deve determinar futuro internacional do Egito


Veja a galeria do dia

Uma esmagadora maioria de Estados membros apoiou a proposta do líder palestino Mahmud Abbas para obter o status de Estado observador não membro, apesar da oposição de Israel e dos Estados Unidos: foram 138 votos a favor, nove contra e 41 abstenções.


Abbas disse que a atribuição do status à Palestina é "a última oportunidade de salvar a solução de dois Estados", permitindo a paz entre os palestinos e Israel.

O embaixador sudanês Daffa-Alla Elhag Ali Osman, abriu os debates, anunciando sua expectativa.

— Esperamos que a Assembleia conceda à Palestina um status de Estado observador não membro... É um dia histórico.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu formalmente nesta quinta-feira que os dirigentes israelenses e palestinos "retomem o processo de paz", paralisado há dois anos.

Manifestações populares

Dezenas de milhares de palestinos tomaram as ruas de Gaza nesta quinta-feira para mostrar seu apoio à mudança de status da Palestina na ONU ao de Estado observador não-membro, em um incomum respaldo à ANP (Autoridade Nacional Palestina) liderada em Ramallah por Mahmud Abbas.

A maioria dos que saíram à rua eram seguidores do Fatah, o partido de Abbas, que levavam bandeiras amarelas e fotos do presidente no maior desdobramento público desta facção desde que o movimento islamita Hamas tomou o poder na Faixa em 2007.

Muitos viajaram à Cidade de Gaza em ônibus de distintas cidades e povoados da Faixa e se reuniram ao longo do dia na Praça do Soldado Desconhecido, no centro da cidade.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.