Logo R7.com
RecordPlus

Parlamento líbio pede intervenção da ONU para proteger civis

Cidades de Trípoli e Benghazi registram enfrentamentos violentos

Internacional|Do R7

  • Google News
A situação de segurança piorou gravemente no país em maio
A situação de segurança piorou gravemente no país em maio

O Parlamento da Líbia, eleito em 25 de julho, solicitou nesta quarta-feira (13) uma intervenção militar da ONU para proteger os civis dos enfrentamentos registrados na capital do país, Trípoli, e na cidade oriental de Benghazi.

Segundo o deputado Fatah Alah al Saiti disse à Agência Efe, a resolução contou com o apoio de 111 dos 124 dos parlamentares presentes na sessão, realizada na cidade de Tobruk.


Desde sua formação, a nova Assembleia Legislativa celebra suas reuniões em Tobruk, que fica próxima à fronteira do Egito e isolada dos choques armados que ocorrem nas duas principais cidades do país.

Novo Parlamento da Líbia pede união; milícias rivais mantêm combates


Servidores da Embaixada do Brasil na Líbia são transferidos para a Tunísia devido à falta de segurança

Os deputados pediram para o Conselho de Segurança das Nações Unidas intervir "urgentemente" no país com o objetivo de proteger a população e as instituições do Estado.


Segundo a agência de informação líbia WAL, os deputados fizeram o pedido devido à sistemática rejeição das partes em conflito a largarem as armas e negociarem.

A situação de segurança piorou gravemente no país em maio, quando eclodiram enfrentamentos na cidade de Benghazi entre forças comandadas pelo general aposentado Jalifa Hafter e grupos armados islamitas.


Em 13 de julho, a situação se deteriorou ainda mais quando milícias da cidade de Misrata, situada a 200 quilômetros de Trípoli, lançaram uma ofensiva para assumir o controle do aeroporto internacional da capital, administrado desde 2011 por milicianos de Zintan, cidade localizada a 170 quilômetros de Trípoli.

Os enfrentamentos, que provocaram a fuga de milhares de pessoas, levaram vários países a retirarem seus cidadãos e corpo diplomático da Líbia. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.