Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Primeira gramática oficial do idioma guarani é publicada no Paraguai

Lei estabelece que todos os documentos escritos pelo governo devem ser traduzidos para o guarani 

Internacional|Do R7

Primeira edição reúne todas publicações particulares desde 1640
Primeira edição reúne todas publicações particulares desde 1640

A Academia da Língua Guarani publicou nesta segunda-feira a primeira gramática oficial do idioma, um documento que reúne todas as versões particulares publicadas desde 1960 e que representa a implementação do bilinguismo no país.

Paraguai quer recuperar atraso e atrai empresas brasileiras 

A titular da Secretaria de Políticas Linguísticas (SPL), Ladislaa Alcaraz, classificou a apresentação do livro, realizada no Congresso de Assunção, como um acontecimento histórico que é um marco no processo de normalização do uso do guarani pelo governo.

A Lei de Línguas, aprovada pelo Paraguai em 2010, estabelece que todos os documentos escritos pelo governo devem ser traduzidos para o guarani assim que o alfabeto e a gramática oficial do idioma fossem aprovados.


"Como o alfabeto foi aprovado em 2015, a partir de 2021, não haverá mais desculpa para não usar o guarani", explicou Alcaraz, lembrando que a legislação estabelece um período de três anos para que a medida entre em vigor a partir da aprovação.

O presidente da Academia da Língua Guarani, Carlos Ferreira, explicou que a primeira edição do livro reúne todas as publicações particulares publicadas desde 1640, incluindo as elaboradas por 74 autores contemporâneos. O trabalho durou dois anos e oito meses.


"Pensamos em guarani para fazer a gramática e depois traduzimos para o castelhano porque muitas das gramáticas anteriores, não oficiais, tinham como base nessa metodologia. Fizemos uma revisão das distintas correntes linguísticas, as conjugamos e tentamos fazer uma espécie de média", explicou Ferreira.

O guarani é, junto com o espanhol, a língua oficial do Paraguai desde 1992. Além do país, o idioma é falado em algumas regiões da Argentina, Bolívia e Brasil.

De acordo com o último censo nacional, também publicado em 1992, 90% da população do Paraguai é bilíngue e 57% das pessoas só falam o guarani.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.